Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26252

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.contributor.authorMelo, João Victor dos Anjos-
dc.date.accessioned2025-07-03T18:48:09Z-
dc.date.available2025-07-05T03:00:09Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.citationMELO, João Victor dos Anjos. Implantação do conceito de ruas completas: uma análise do cenário brasileiro. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26252-
dc.description.abstractThe Complete Streets concept has been defined and disseminated since 2003 in the United States and for about four years in Brazil, as a continuation of concepts such as traffic calming, livable streets and woonerven. However, its implementation has happened in a disorganized and disformed way. This paper aimed to identify the main barriers for the implementation of the Complete Streets concept according to the report of Brazilian enthusiasts on the subject. Each of the three countries analyzed (United States, Canada and Brazil) conceptualizes and applies the concept in its own way. Thus, after a comprehensive bibliometric analysis and systematic review, some gaps were found, among which the non-universalization of the concept is worth mentioning. To eliminate this gap, several articles, manuals and laws that guide the implementation of the concept were analyzed; in addition, the evaluation methods and impact indicators for already implemented Complete Streets projects were also studied, especially those related to the built environment and the 5D's concept. For a better understanding of how the concept has been applied, a questionnaire was developed, with the help of interviews with some of the main researchers on the subject in Brazil, applied to the list of all authors, professors and professionals who somehow have their names related to the theme. With the questionnaire it was possible to obtain a better view of the current Brazilian scenario, which can guide future research on this subjectpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRuas Completaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPolítica de transporte urbanopt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.titleImplantação do conceito de ruas completas: uma análise do cenário brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3166136141169545pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Gabriella Vitorino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9982200019764308pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Vicente Aprigliano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7339448898771882pt_BR
dc.description.resumoO conceito de Ruas Completas vem sendo definido e difundido desde 2003 nos Estados Unidos e há aproximadamente quatro anos no Brasil, como uma continuidade de conceitos tais quais traffic calming, livable streets e woonerven. Porém, sua implementação tem acontecido de forma desordenada e disforme. Este trabalho teve por objetivo identificar as principais barreiras para a implantação do conceito de Ruas Completas de acordo com o relato de entusiastas brasileiros sobre o tema. Cada um dos três países analisados (Estados Unidos, Canadá e Brasil) conceitua e aplica à sua maneira o conceito. Dessa forma, após uma análise bibliométrica e revisão sistemática abrangente, constatam-se algumas lacunas dentre as quais merece destaque a não universalização do conceito. Para eliminar esta lacuna, foram analisados diversos artigos, manuais e leis que orientam a implantação do conceito; além disso os métodos de avaliação e indicadores de impacto para projetos já implantados de Ruas Completas, também foram estudados, principalmente os que dizem respeito ao ambiente construído e ao conceito de 5D’s. Para um melhor entendimento de como o conceito vem sendo aplicado, foi desenvolvido um questionário, com o auxílio de entrevistas feitas com alguns dos principais pesquisadores do tema no Brasil, aplicado à relação de todos os autores, professores e profissionais que de alguma forma têm seus nomes relacionados ao tema. Com o questionário foi possível obter uma melhor visão do atual cenário brasileiro o que pode nortear pesquisas futuras sobre este assuntopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::CAPACIDADE DE VIAS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia de Transportes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
947798.pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.