Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26370

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O sonho continuado: uma análise do filme Pink Floyd - The Wall a partir das referências surrealistas em narrativa.
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Isadora Maria Fernandes
Orientador: Parente, André de Souza
Coorientador: Callou, Hermano Arraes
Resumo: O presente trabalho é uma análise fílmica do longa Pink Floyd - The Wall a partir de características que revelam sua relação com a vanguarda do Surrealismo, inserida no contexto sociopolítico das Grandes Guerras do século XX e com origens na psicanálise de Freud. Por sua vez, Pink Floyd é uma banda fruto dos movimentos da contracultura da década de 1960, que formou uma geração influenciada pela psicodelia. Assim, aproximamos o surrealismo da psicodelia a partir de provocações que remetem a mesma finalidade de acesso à uma super-realidade, só que através de meios diferentes, isto é, pelos sonhos e pelo uso de psicotrópicos. Com isso, percebemos a influência da vanguarda para a produção de narrativas ficcionais em múltiplas linguagens.
Palavras-chave: Surrealismo
Cinema
Pink Floyd
Análise fílmica
Surrealism
Film analysis
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITE, Isadora Maria Fernandes. O sonho continuado: uma análise do filme Pink Floyd - The Wall a partir das referências surrealistas em narrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMFLeite.pdf896.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.