Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26375
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Bogado, Maria Del-Vecchio | - |
| dc.contributor.author | Silva, Lavínia Resende da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-16T14:51:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-18T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Lavínia Resende da. As conexões cinematográficas nas ruas de Belo Horizonte: explorando a comunicação artística na construção de uma cidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26375 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
| dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
| dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
| dc.subject | Brazilian cinema | pt_BR |
| dc.subject | Film analysis | pt_BR |
| dc.title | As conexões cinematográficas nas ruas de Belo Horizonte: explorando a comunicação artística na construção de uma cidade | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4659185133961720 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Callou, Hermano Arraes | - |
| dc.contributor.referee2 | Fragozo, Fernando Antônio Soares | - |
| dc.description.resumo | Essa monografia visa analisar o conceito de Belo Horizonte como cidade-personagem no cinema brasileiro contemporâneo, com ênfase em um estudo de caso do filme “Baixo Centro” (2018), dirigido por Ewerton Belico e Samuel Marotta. O objetivo é investigar como a cidade transcende seu papel de cenário para se tornar um agente ativo que interage com a narrativa. A pesquisa utiliza metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise fílmica detalhada, com enfoque nas teorias de autores como Humberto Kzure-Cerquera, Luiz Carlos Oliveira Jr. e Hermano Callou, que discutem a representação urbana e as estéticas do realismo e do maneirismo. A análise observa os elementos estéticos e simbólicos do filme, e busca destacar como a ambientação e as interações dos personagens com o espaço urbano constroem uma memória coletiva da cidade. O estudo revela que a cidade, ao ser incorporada como personagem, potencializa a comunicação artística do cinema e contribui para a formação de um mapeamento cultural e social, que não só documenta, mas também interpreta e transforma a percepção do espaço urbano e dos vínculos comunitários, e reforça a importância da arte na construção da memória e identidade das metrópoles. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LRSilva.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.