Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2638
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZattar, Marianna-
dc.contributor.authorFerreira, Shana dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-14T18:29:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:28Z-
dc.date.issued2017-01-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2638-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.titleCompetência em informação no pacto nacional pela alfabetização na idade certapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Robson Santos-
dc.contributor.referee2Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.description.resumoVerifica se há prática de Competência em Informação (CoInfo) na formação dos orientadores de estudo e professores alfabetizadores que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, identifica, junto aos orientadores de estudo e professores alfabetizadores, a existência de práticas e iniciativas de CoInfo a partir de ações biblioteconômicas na promoção do uso crítico da informação (desde a identificação das necessidades até o uso informacional). Indica o PNAIC como contexto para o estudo a partir da compreensão da aprendizagem contínua da CoInfo. Utiliza os conceitos de Competência em Informação e de Educação Básica como referencial teórico. Caracteriza os procedimentos metodológicos como exploratórios por uma abordagem qualitativa da pesquisa de campo no âmbito educacional do PNAIC. Indica a aplicação do questionário como técnica de coleta de dados para averiguar se há prática de CoInfo no programa PNAIC. Conclui, diante da análise dos questionários, que a CoInfo não é uma prática singular dentro do PNAIC mas existe de forma diversa e particular do campo da educação, o que demonstra que podem existir ações relacionadas no programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SSFerreira.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.