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dc.contributor.advisorHerschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.authorMussa, Felipe de Sá-
dc.date.accessioned2017-08-14T18:55:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:27Z-
dc.date.issued2010-12-13-
dc.identifier.citationMUSSA, Felipe de Sá. Construção do ídolo esportivo na mídia. 2010. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2639-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍdolopt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.titleConstrução do ídolo esportivo na mídiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee1ElHaji, Mohammed-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845pt_BR
dc.contributor.referee2Refkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.description.resumoDemonstra os múltiplos fatores que interferem na criação de um ídolo esportivo, que envolve além de suas conquistas esportivas e suas atitudes como ser humano, o próprio esporte que o atleta pratica e suas conseqüências mercadológicas, sempre focando na responsabilidade do atleta e da mídia na nova tendência de entretenimento ligada ao jornalismo, chamada de Infotainment, e do esportista para o sucesso dessa construção. Baseado em pesquisas jornalísticas com as matérias em grande parte publicadas nos telejornais da TV Globo a respeito desses ídolos em diversos esportes, além dos textos do autor Joseph Campbell em seu livro “A Jornada do Herói” e como eles se tornam celebridades na visão de Micael Herschmann e Carlos Pereira no livro “Mídia, Memória e Celebridades”, o trabalho busca entender os fatores pelos quais alguns atletas se tornam ídolos e outros não. Além disso, as entrevistas com jornalistas diretamente responsáveis pela escolha das pautas, escrita e edição das matérias busca entender o ponto de vista prático desses profissionais como essa construção do acontecimento e da idolatria é lentamente massificada na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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