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http://hdl.handle.net/11422/26420
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | A influência das mídias sociais na hesitação vacinal e o papel da educação em saúde no combate à desinformação: uma revisão narrativa da literatura |
| Autor(es)/Inventor(es): | Drumond, Amanda Macena |
| Tutor: | Carvalho, Márcia Aparecida Ribeiro de |
| Resumen: | A hesitação vacinal, considerada uma das dez ameaças globais à saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem se intensificado intensificada pela disseminação acelerada de informações falsas nas mídias sociais. Este estudo tem como objetivo analisar a influência das mídias sociais na hesitação vacinal no Brasil e discutir o papel da educação em saúde como estratégia para combater a desinformação. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, com análise qualitativa de 17 estudos publicados entre 2014 e 2024, identificou-se que as mídias sociais desempenham um papel ambíguo: enquanto potencializam o acesso a conteúdos informativos, também facilitam a propagação de fake news e teorias conspiratórias. Os resultados evidenciam que a desinformação, aliada aos mecanismos algorítmicos das plataformas digitais, contribui para a perda de confiança nas vacinas. A educação em saúde emerge como ferramenta crucial para promover a literacia em saúde e mitigar os efeitos da desinformação, sugerindo a necessidade de políticas integradas que envolvam regulação digital e capacitação dos profissionais de saúde. Assim, o estudo reforça a importância de estratégias interdisciplinares que fortaleçam as campanhas de vacinação e a comunicação científica, contribuindo para a proteção da saúde coletiva. |
| Materia: | Vacinação Hesitação vacinal Desinformação Redes sociais Educação em saúde |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
| Unidade de producción: | Instituto de Estudos em Saúde Coletiva |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 8-may-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | DRUMOND, Amanda Macena. A influência das mídias sociais na hesitação vacinal e o papel da educação em saúde no combate à desinformação: uma revisão narrativa da literatura. 2025. 43 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Saúde Coletiva |
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