Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26423
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Gênero e saúde no contexto escolar: as representações sociais de gênero nos Cadernos Pedagógicos de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro |
| Author(s)/Inventor(s): | Mesquita, Camila Fernandes |
| Advisor: | Alzuguir, Fernanda de Carvalho Vecchi |
| Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações sociais de gênero a partir do conteúdo dos Cadernos Pedagógicos da disciplina de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu em uma análise documental do conteúdo dos Cadernos Pedagógicos da disciplina de ciências do 6º ao 9º ano nos anos de 2013 e 2014. Os Cadernos Pedagógicos são um material didático elaborado para auxiliar os professores e alunos durante o ano letivo. Os resultados encontrados mostraram que na maior parte das vezes as mulheres aparecem em imagens relacionadas às tarefas tradicionalmente femininas (de cuidado e ensino) e voltadas ao cuidado do outro, sobretudo de crianças. Além disso, as figuras femininas são menos representadas em relação às masculinas. Enquanto os homens aparecem em atividades relacionadas com a ideia de força física, coragem e poder, as mulheres são vinculadas às ideias de fragilidade e delicadeza. O corpo masculino é utilizado como modelo para a anatomia do corpo humano, e o corpo feminino é associado principalmente à reprodução. Outra característica encontrada é a ideia de continuidade entre humanos e animais, sobretudo em relação à maternidade e amamentação. Diante disso, o conhecimento dos conteúdos dos cadernos escolares pode auxiliar no planejamento de ações conjuntas na área da educação e saúde que visem a promoção da equidade de gênero. |
| Keywords: | Materiais de ensino Ciências Representação social Saúde de gênero |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
| Production unit: | Instituto de Estudos em Saúde Coletiva |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 16-Jul-2015 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | MESQUITA, Camila Fernandes. Gênero e saúde no contexto escolar: as representações sociais de gênero nos Cadernos Pedagógicos de ciências da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 56 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
| Appears in Collections: | Saúde Coletiva |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CFMesquita.pdf | 447.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.