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http://hdl.handle.net/11422/26465
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Sistema socioeducativo e resistência cultural: reflexões sobre arte, educação e identidade |
| Autor(es)/Inventor(es): | Pereira, Juliana de Figueiredo |
| Orientador: | Kilduff, Fernanda |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, intitulado "Sistema socioeducativo e resistência cultural: reflexões sobre arte, educação e identidade", tem como objetivo geral explorar as expressões da resistência cultural dos/as adolescentes aos quais se atribui a prática do ato infracional no sistema socioeducativo, na particularidade das instituições de internação do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE), e como objetivos específicos demonstrar como a cultura dos/as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa é estigmatizada e marginalizada dentro e fora do sistema socioeducativo; estudar os programas culturais já existentes no sistema socioeducativo, buscando identificar sua importância na resistência criada pelos/as adolescentes em situação de privação de liberdade; e debater marco do trabalho da/do assistente social no sistema socioeducativo, a importância de propor atividades e intervenções baseadas em arte, educação e valorização da identidade cultural, identificando os principais desafios enfrentados pelas e pelos profissionais na promoção do fortalecimento do poder decisório desses jovens através da contracultura. A pesquisa se concentra na compreensão de como a cultura pode servir como um meio de resistência diante dos desafios enfrentados pelos/as jovens, que constantemente são estigmatizados e marginalizados. A metodologia utilizada foi qualitativa, com uma abordagem bibliográfica e documental, permitindo uma reflexão aprofundada sobre a realidade das/dos adolescentes no sistema socioeducativo. Foram estudados programas culturais do sistema socioeducativo, como a Oficina de Grafite na Unidade de Internação da Santa Maria; Oficina de Skate e Projetos de Vida, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), e o Projeto Educação Lúdica para a Liberdade Assistida, realizado na unidade de internação provisória Centro de Socioeducação Maria Luiza Marcate Ramos (CENSE MLMR). Além disso, foram analisados projetos nas unidades de internação do DEGASE, como o Escrevivendo a Liberdade, desenvolvido na unidade de internação feminina Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), e o projeto Ler, Viver e Existir, realizado na unidade de internação Centro de Socioeducação Canárias João Luiz Alves (JLA), destacando sua importância na construção da identidade e na promoção da autoestima das/dos jovens. Os resultados indicam que as atividades artísticas e culturais não apenas enriquecem o processo educativo, mas também oferecem às/aos adolescentes um espaço para expressar suas vivências e fortalecer sua identidade. No entanto, a pesquisa também revelou desafios significativos, como a falta de recursos, a resistência da instituição e das/dos próprios adolescentes. Apesar das dificuldades, os projetos analisados demonstraram um impacto positivo na vida das/ dos adolescentes, contribuindo para a construção de uma nova narrativa que desafia a visão punitiva do sistema. |
| Palavras-chave: | Socioeducação Cultura Identidade Resistência Socioeducation Culture Identity Resistance |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
| Unidade produtora: | Escola de Serviço Social |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 18-Dez-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | PEREIRA, Juliana de Figueiredo. Sistema socioeducativo e resistência cultural: reflexões sobre arte, educação e identidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Serviço Social |
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