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http://hdl.handle.net/11422/26465
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Kilduff, Fernanda | - |
| dc.contributor.author | Pereira, Juliana de Figueiredo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-26T14:20:34Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-28T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Juliana de Figueiredo. Sistema socioeducativo e resistência cultural: reflexões sobre arte, educação e identidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26465 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
| dc.subject | Cultura | pt_BR |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Resistência | pt_BR |
| dc.subject | Socioeducation | pt_BR |
| dc.subject | Culture | pt_BR |
| dc.subject | Identity | pt_BR |
| dc.subject | Resistance | pt_BR |
| dc.title | Sistema socioeducativo e resistência cultural: reflexões sobre arte, educação e identidade | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4524971008153216 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carolina | - |
| dc.contributor.referee2 | Schmidt, Fabiana | - |
| dc.contributor.referee3 | Tonani, Paulo Roberto | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso, intitulado "Sistema socioeducativo e resistência cultural: reflexões sobre arte, educação e identidade", tem como objetivo geral explorar as expressões da resistência cultural dos/as adolescentes aos quais se atribui a prática do ato infracional no sistema socioeducativo, na particularidade das instituições de internação do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE), e como objetivos específicos demonstrar como a cultura dos/as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa é estigmatizada e marginalizada dentro e fora do sistema socioeducativo; estudar os programas culturais já existentes no sistema socioeducativo, buscando identificar sua importância na resistência criada pelos/as adolescentes em situação de privação de liberdade; e debater marco do trabalho da/do assistente social no sistema socioeducativo, a importância de propor atividades e intervenções baseadas em arte, educação e valorização da identidade cultural, identificando os principais desafios enfrentados pelas e pelos profissionais na promoção do fortalecimento do poder decisório desses jovens através da contracultura. A pesquisa se concentra na compreensão de como a cultura pode servir como um meio de resistência diante dos desafios enfrentados pelos/as jovens, que constantemente são estigmatizados e marginalizados. A metodologia utilizada foi qualitativa, com uma abordagem bibliográfica e documental, permitindo uma reflexão aprofundada sobre a realidade das/dos adolescentes no sistema socioeducativo. Foram estudados programas culturais do sistema socioeducativo, como a Oficina de Grafite na Unidade de Internação da Santa Maria; Oficina de Skate e Projetos de Vida, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), e o Projeto Educação Lúdica para a Liberdade Assistida, realizado na unidade de internação provisória Centro de Socioeducação Maria Luiza Marcate Ramos (CENSE MLMR). Além disso, foram analisados projetos nas unidades de internação do DEGASE, como o Escrevivendo a Liberdade, desenvolvido na unidade de internação feminina Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), e o projeto Ler, Viver e Existir, realizado na unidade de internação Centro de Socioeducação Canárias João Luiz Alves (JLA), destacando sua importância na construção da identidade e na promoção da autoestima das/dos jovens. Os resultados indicam que as atividades artísticas e culturais não apenas enriquecem o processo educativo, mas também oferecem às/aos adolescentes um espaço para expressar suas vivências e fortalecer sua identidade. No entanto, a pesquisa também revelou desafios significativos, como a falta de recursos, a resistência da instituição e das/dos próprios adolescentes. Apesar das dificuldades, os projetos analisados demonstraram um impacto positivo na vida das/ dos adolescentes, contribuindo para a construção de uma nova narrativa que desafia a visão punitiva do sistema. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Serviço Social | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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