Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26476

Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: a importância da psicomotricidade no desenvolvimento integral da criança na primeira infância: uma revisão bibliográfica
Author(s)/Inventor(s): Santos, Deise de Fatima Oliveira dos
Lima, Edileusa Menezes de
Advisor: Martins, Marlos Melo
Abstract: Este projeto de pesquisa adotou a abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, e objetiva investigar, por meio de uma revisão bibliográfica, a importância da psicomotricidade no desenvolvimento integral de crianças na primeira infância. Nesse sentido, a psicomotricidade, enquanto área que estuda a relação entre os movimentos corporais e os aspectos emocionais e cognitivos, desempenha um papel central na promoção do equilíbrio e da integração entre mente e corpo. Por meio de uma revisão de literatura abrangente, buscou-se compreender qual a importância da psicomotricidade no desenvolvimento integral da criança na primeira infância. Apartir disso, a coleta de dados foi realizada por meio de uma revisão não sistemática de literatura em bases de dados acadêmicos como Scielo, PubMed e Google Scholar, utilizando palavras-chave: sicomotricidade. Desenvolvimento infantil. Desenvolvimento psicomotor. educação infantil. Primeira infância. Além disso, os materiais selecionados (artigos, livros e teses) foram analisados com base em critérios de relevância, atualidade (publicados nos últimos 20 anos) e originalidade. A análise foi organizada em categorias temáticas, permitindo uma interpretação crítica das contribuições teóricas e práticas da psicomotricidade. Portanto, todos os dados são apresentados com rigor ético e acadêmico, respeitando os direitos autorais. Logo, esta pesquisa vislumbra fornecer uma base significativa de saberes fundamentados para futuras investigações na área.
Abstract: This research project adopted a qualitative and bibliographic approach, aiming to investigate, through a literature review, the importance of psychomotricity in the integral development of children in early childhood. In this context, psychomotricity, as a field that studies the relationship between body movements and emotional and cognitive aspects, plays a central role in promoting balance and integration between mind and body. Through a comprehensive literature review, the study sought to understand the relevance of psychomotricity in the overall development of young children. Data collection was carried out by means of a non-systematic literature review using academic databases such as SciELO, PubMed, and Google Scholar, with the following keywords: Psychomotricity. Child development. Psychomotor development. Early childhood education. Early childhood. In addition, selected materials (articles, books, and theses) were analyzed based on criteria of relevance, timeliness (published within the last 20 years), and originality. The analysis was organized into thematic categories, allowing for a critical interpretation of the theoretical and practical contributions of psychomotricity. Therefore, all data are presented with academic and ethical rigor, respecting copyright laws. This research thus aims to provide a meaningful and well-founded knowledge base for future studies in this field
Keywords: Psicomotricidade
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento psicomotor
Educação infantil
Primeira infância
Psychomotricity
Child development
Psychomotor development
Early childhood education
Early childhood
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Program: Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
Production unit: Maternidade Escola
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Jun-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Deise de Fátima dos; LIMA, Edileusa Menezes de. A importância da psicomotricidade no desenvolvimento integral da criança na primeira infância: uma revisão bibliográfica. 2025. 22 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DdeFOdosSantos_EMdeLima.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.