Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26487

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de uma experiência em educação em saúde à luz da pedagogia de Paulo Freire: o projeto saúde para moradores de rua
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Patrícia Batista
Advisor: Silva, Neide Emy Kurokawa e
Abstract: A população em situação de rua vive processo de exclusão social, cuja vulnerabilidade extrapola o âmbito social. Esse fator pode significar exclusão dos serviços de saúde, impedindo os indivíduos desse grupo de terem atendimento de boa qualidade ou mesmo de acesso aos serviços de saúde. Considerando esse contexto, foi realizado um projeto de educação em saúde, dirigido a essa população, conduzido por duas estudantes da área de saúde que fazem parte do movimento escoteiro. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a experiência com os moradores de rua, à luz da pedagogia problematizadora e dialógica de Paulo Freire. As anotações realizadas durante o desenvolvimento do projeto foram tomadas como registros de campo, bem como o relatório final enviado à coordenação do grupo escoteiro, servindo de substrato para a análise proposta. Da releitura dos registros e do seu cotejamento com as principais obras de Paulo Freire, foram identificados e discutidos quatro temas: o morador de rua como indivíduo oprimido; as oportunidades “perdidas” na experiência; diferenças entre estratégias utilizadas e pressupostos pedagógicos; e transformação de vínculos: entre o êxito técnico e o sucesso prático. Como conclusão, vislumbrou-se, por um lado, as possibilidades de ampliar o escopo da abordagem educativa realizada, ao ter a pedagogia de Paulo Freire como parâmetro. Por outro lado, a experiência, não tendo necessariamente logrado um êxito técnico, no sentido de garantir a prevenção das patologias trabalhadas durante o processo, propiciou o vínculo entre os participantes (educadores-educandos), que apontam para o sucesso prático da atividade realizada.
Keywords: Pessoas mal alojadas
Moradores de rua
Educação em saúde
Escotismo
Paulo Freire
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Feb-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Patrícia Batista. Análise de uma experiência em educação em saúde à luz da pedagogia de Paulo Freire: o projeto saúde para moradores de rua. 2013. 48 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PBRocha.pdf212.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.