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http://hdl.handle.net/11422/26512
| Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
| Título: | Incluindo o psíquico em uma uti neonatal: quando o cuidado com o bebê prematuro se faz pela presença |
| Autor(es)/Inventor(es): | Perry, Cassia Patricia Barroso |
| Orientador: | Haddad , Camila Carpes Chafic |
| Resumo: | A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é considerada uma área crítica, onde são internados pacientes que nasceram prematuramente ou com alguma gravidade. Nascidos antes do tempo, bebês prematuros possuem especificidades e não podem ser observados como recém-nascidos a termo, sendo importante intervir precocemente visando o seu melhor desenvolvimento físico e psíquico. Nesse sentido, objetivou-se compreender quais aspectos devem ser observados em bebês prematuros internados na UTIN quanto ao seu desenvolvimento psíquico e quais intervenções se tornam necessárias, tomando como referência a atenção precoce. Realizou-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, em uma maternidade pública de alto risco fetal, no município do Rio de Janeiro. Foram realizados dois grupos focais com 8 profissionais, um representante de cada categoria profissional que atua na UTIN. Analisou-se os dados por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática, conforme Gomes (2016). Foram identificadas e discutidas 3 categorias: (1) Introduzindo o assunto: a importância da inclusão da fala dirigida ao bebê no cuidado na UTIN; (2) O que já é feito que tem efeito? Percepção dos profissionais do impacto subjetivo da internação em UTI neonatal no desenvolvimento dos bebês e o cuidado pela presença que já acontece informalmente; e (3) A proposição de novos diálogos: as repercussões do grupo focal na reflexão e prática dos profissionais. No final foi proposto um instrumento de avaliação de risco psíquico de bebês prematuros internados em uma UTIN articulando o que é exposto na literatura com os conhecimentos discutidos nos grupos focais |
| Resumo: | The Neonatal Intensive Care Unit (NICU) is considered a critical area, where patients who were born prematurely or with some serious condition are admitted. Born before the time, premature babies have specificities and cannot be observed as full-term newborns, thus, to improve their physical and mental development, it is important to intervene as early as possible. Taking that into consideration, this study aimed to understand which aspects should be observed in premature babies admitted to the NICU regarding their psychological development and which interventions become necessary, taking early intervention as a reference. A descriptive study, with qualitative approach, was carried out in a public maternity hospital with high fetal risk, in the city of Rio de Janeiro. Two focus groups were held with 8 professionals, one representative from each professional category working on the NICU. The data was analyzed through content analysis, in thematic modality, according to Gomes (2016). Three categories were identified and discussed: (1) Introducing the subject: the importance of communicating with the babies admitted to the NICU; (2) What’s already done that has an effect? Professionals' perception of the subjective impact of hospitalization on the development of babies and the early intervention that happens informally; and (3) Proposing new dialogues: the repercussions of the focus group on the reflection and practice of professionals. In the end, an instrument for assessing the psychological risk of premature babies admitted to a NICU was proposed, articulating what is exposed in the literature with the knowledge discussed in the focus groups. |
| Palavras-chave: | Prematuridade Psicologia Estimulação Precoce Unidade de Terapia Intensiva Neonatal |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
| Programa: | Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal |
| Unidade produtora: | Maternidade Escola |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 13-Mar-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Saúde Perinatal |
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