Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/26530
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Análise da construção do projeto político-pedagógico de EJA, tendo como foco a participação |
| Autor(es)/Inventor(es): | Marinho, Josiane Alves |
| Orientador: | Souza, Marta Lima de |
| Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral analisar a construção do Projeto Político-Pedagógico de EJA, destacando a participação democrática. E, como objetivos específicos, conhecer as etapas de construção de projetos através de revisão literária (pesquisas já realizadas), verificar quais os impasses e as possibilidades para sua construção. Minha motivação baseia-se em reflexões realizadas durante estágio obrigatório, tendo como fundo a relevância de conhecer o meio e as dificuldades em que o aluno de EJA se insere. Dessa reflexão que fizemos, iniciamos a busca por temas que tratassem desses assuntos, e assim chegamos ao tema desta monografia: construção participativa do Projeto político-pedagógico, enfatizando a participação dos envolvidos. Utilizamos como referencial teórico Gadotti (1998), para tratar do conceito Projeto Político-Pedagógico; Neves (2013), para discutir a construção do Projeto Político-Pedagógico; Prado, Lima e Santos (2010), apresentando dados concretos e resultados de pesquisa. Como metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica, para fundamentação teórica e a análise de dados. Obtivemos como resultados ou desfechos do estudo: lemos em Neves etapas para a construção desse documento, demonstrando haver possibilidade de construção, como o próprio nome do livro que inseriu essa parte. Entretanto, aprendemos que não há uma efetiva e obrigatória organização a ser seguida. Destacamos que a participação de todos é um ponto essencial; a participação deve ser aprendida na matéria estudos sociais; também observamos as dificuldades enfrentadas por uma escola do Município de Maceió e as possibilidades e limites para a construção do PPP numa ótica participativa. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Prática de ensino Youth and Adult Education |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 7-Nov-2016 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | MARINHO, Josiane Alves. Análise da construção do projeto político-pedagógico de EJA, tendo como foco a participação. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JMarinho.pdf | 277.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.