Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26530

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorMarinho, Josiane Alves-
dc.date.accessioned2025-08-04T16:10:47Z-
dc.date.available2025-08-06T03:00:10Z-
dc.date.issued2016-11-07-
dc.identifier.citationMARINHO, Josiane Alves. Análise da construção do projeto político-pedagógico de EJA, tendo como foco a participação. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26530-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.titleAnálise da construção do projeto político-pedagógico de EJA, tendo como foco a participaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.contributor.referee1Jardim, Frederico-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral analisar a construção do Projeto Político-Pedagógico de EJA, destacando a participação democrática. E, como objetivos específicos, conhecer as etapas de construção de projetos através de revisão literária (pesquisas já realizadas), verificar quais os impasses e as possibilidades para sua construção. Minha motivação baseia-se em reflexões realizadas durante estágio obrigatório, tendo como fundo a relevância de conhecer o meio e as dificuldades em que o aluno de EJA se insere. Dessa reflexão que fizemos, iniciamos a busca por temas que tratassem desses assuntos, e assim chegamos ao tema desta monografia: construção participativa do Projeto político-pedagógico, enfatizando a participação dos envolvidos. Utilizamos como referencial teórico Gadotti (1998), para tratar do conceito Projeto Político-Pedagógico; Neves (2013), para discutir a construção do Projeto Político-Pedagógico; Prado, Lima e Santos (2010), apresentando dados concretos e resultados de pesquisa. Como metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica, para fundamentação teórica e a análise de dados. Obtivemos como resultados ou desfechos do estudo: lemos em Neves etapas para a construção desse documento, demonstrando haver possibilidade de construção, como o próprio nome do livro que inseriu essa parte. Entretanto, aprendemos que não há uma efetiva e obrigatória organização a ser seguida. Destacamos que a participação de todos é um ponto essencial; a participação deve ser aprendida na matéria estudos sociais; também observamos as dificuldades enfrentadas por uma escola do Município de Maceió e as possibilidades e limites para a construção do PPP numa ótica participativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMarinho.pdf277.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.