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dc.contributor.advisorFonseca, Thais Cristina Oliveira da-
dc.contributor.authorSilva, Vitor Gabriel Capdeville da-
dc.date.accessioned2025-08-04T21:40:16Z-
dc.date.available2025-08-06T03:00:10Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26540-
dc.description.abstractCompanies that sell long-term products or subscriptions need to assess how long their customers retain their products or subscriptions. Usually, the cost of acquiring new customers is extremely high, making it crucial for companies that these customers maintain their products. This study aims to apply survival models to describe the random variable "time until cancellation." Data related to life insurance contracts that do not exhibit proportional hazards are analyzed, thus requiring tools capable of capturing this characteristic. Alternatives such as piecewise exponential models and Cox models with time-varying effects are considered. This work consistently seeks to utilize tools already available in the survival analysis literature to solve the problem, explaining the necessary theory for modeling in a simplified manner, so that it can be applied in the daily corporate world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInferência bayesianapt_BR
dc.subjectAnálise de sobrevivênciapt_BR
dc.subjectSeguro de vidapt_BR
dc.subjectBayesian inferencept_BR
dc.subjectSurvival analysispt_BR
dc.subjectLife insurancept_BR
dc.titleAnálise do tempo até o cancelamento de seguros de vida: uma abordagem via análise de sobrevivênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9577872882074512pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5190309814460237pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gonçalves, Kelly Cristina Mota-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1715326722961736pt_BR
dc.contributor.referee1Lobo, Viviana das Graças Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7189046940474957pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Reinaldo Antonio Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7784320570496770pt_BR
dc.description.resumoEmpresas que comercializam produtos de longo prazo ou assinaturas precisam avaliar por quanto tempo os seus clientes permanecem nos seus produtos ou assinaturas. Usualmente, o custo de adquirir novos clientes é extremamente alto, e portanto, é importante para a empresa que esses clientes mantenham esses produtos. Esse trabalho busca aplicar modelos de sobrevivência com o objetivo de descrever a variável aleatória "tempo até o cancelamento". São analisados dados referentes a contratos de seguros de vida que não apresentam riscos proporcionais, e portanto é necessário recorrer à ferramentas capazes de capturar essa características. Alternativas como modelos exponenciais por partes e modelos de Cox com efeitos que variam no tempo são consideradas, e o trabalho busca sempre utilizar ferramentas já disponíveis na literatura de análise de sobrevivência para resolver o problema, explicando de forma simplificada a teoria necessária para a modelagem, de forma que possa ser aplicado no cotidiano do mundo corporativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estatísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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