Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26544
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Nossa sala de aula é lá fora : o ensino de Geografia através da educação experiencial ao ar livre |
| Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Caio Gabriel Cabral |
| Tutor: | Peixoto, Maria Naise de Oliveira |
| Tutor : | Morgado, Vânia Nunes |
| Resumen: | Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Geografia como ferramenta para uma educação ambiental crítica e vivencial. Diante da crise de identificação dos jovens com a escola, defende-se que a reconexão com o mundo real — por meio da experiência direta e do contato com a natureza — pode revitalizar o processo educativo. A ideia de uma “Geografia sem muros” propõe romper os limites tradicionais da sala de aula, valorizando práticas ao ar livre como Educação pela Aventura, Estudos do Meio e Educação ao Ar Livre. Essas abordagens incentivam o pensamento crítico, o pertencimento e o engajamento dos estudantes com seu território. Inspirado por pensadores como Kurt Hahn, John Dewey, Jorge Larrosa e David Kolb, o trabalho recupera a importância da experiência como elemento estruturante do processo de aprendizagem. Dewey criticava tanto a rigidez da educação tradicional quanto a desorganização da pedagogia progressista. Para ele, a experiência só se torna educativa quando é refletida e organizada com intencionalidade pedagógica. Larrosa, por sua vez, destaca que a experiência é aquilo que nos transforma, e que hoje ela é frequentemente abafada pelo excesso de estímulos, informações e obrigações. Kolb, com seu Ciclo de Aprendizagem Experiencial, estrutura o processo de ensino a partir de quatro momentos: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Ao longo da pesquisa, são discutidas propostas de atividades educacionais que utilizam a vivência direta com o ambiente como meio de aprendizagem. Ao final, apresenta um manifesto em defesa de uma Geografia que forme sujeitos conscientes, críticos e comprometidos com os desafios socioambientais do presente. |
| Materia: | Educação Ensino Educação ambiental Geografia Education Environmental education Teaching |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
| Unidade de producción: | Instituto de Geociências |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 31-may-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | BARBOSA, Caio Gabriel Cabral. Nossa sala de aula é lá fora: o ensino de Geografia através da educação experiencial ao ar livre. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Geografia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BARBOSA_CaioG.C..pdf | 766.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.