Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26544

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Nossa sala de aula é lá fora : o ensino de Geografia através da educação experiencial ao ar livre
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Caio Gabriel Cabral
Orientador: Peixoto, Maria Naise de Oliveira
Coorientador: Morgado, Vânia Nunes
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Geografia como ferramenta para uma educação ambiental crítica e vivencial. Diante da crise de identificação dos jovens com a escola, defende-se que a reconexão com o mundo real — por meio da experiência direta e do contato com a natureza — pode revitalizar o processo educativo. A ideia de uma “Geografia sem muros” propõe romper os limites tradicionais da sala de aula, valorizando práticas ao ar livre como Educação pela Aventura, Estudos do Meio e Educação ao Ar Livre. Essas abordagens incentivam o pensamento crítico, o pertencimento e o engajamento dos estudantes com seu território. Inspirado por pensadores como Kurt Hahn, John Dewey, Jorge Larrosa e David Kolb, o trabalho recupera a importância da experiência como elemento estruturante do processo de aprendizagem. Dewey criticava tanto a rigidez da educação tradicional quanto a desorganização da pedagogia progressista. Para ele, a experiência só se torna educativa quando é refletida e organizada com intencionalidade pedagógica. Larrosa, por sua vez, destaca que a experiência é aquilo que nos transforma, e que hoje ela é frequentemente abafada pelo excesso de estímulos, informações e obrigações. Kolb, com seu Ciclo de Aprendizagem Experiencial, estrutura o processo de ensino a partir de quatro momentos: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Ao longo da pesquisa, são discutidas propostas de atividades educacionais que utilizam a vivência direta com o ambiente como meio de aprendizagem. Ao final, apresenta um manifesto em defesa de uma Geografia que forme sujeitos conscientes, críticos e comprometidos com os desafios socioambientais do presente.
Palavras-chave: Educação
Ensino
Educação ambiental
Geografia
Education
Environmental education
Teaching
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Mai-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARBOSA, Caio Gabriel Cabral. Nossa sala de aula é lá fora: o ensino de Geografia através da educação experiencial ao ar livre. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA_CaioG.C..pdf766.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.