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dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorSilva, Danielle Rocha Macedo da-
dc.date.accessioned2025-08-06T02:29:20Z-
dc.date.available2025-08-07T03:00:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Danielle Rocha Macedo da. A influência dos selos verdes na decisão de compra do consumidor. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26574-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCertificação ambientalpt_BR
dc.subjectMarketing verdept_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA influência dos selos verdes na decisão de compra do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo entender se o consumidor do Rio de Janeiro (incluindo habitantes dos municípios da Região Metropolitana) toma sua decisão de compra com base na presença de selos verdes nos produtos. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando como meio um levantamento, com a coleta de dados realizada a partir de um questionário online. Dentre os fatores que influenciam a decisão de compra, a pesquisa indicou que o “preço” é fator mais relevante e que ele tem a capacidade de atrapalhar escolhas ambientalmente corretas, mesmo que a maioria das pessoas busquem consumir de empresas que se preocupam com o meio ambiente. Ademais, os resultados sugerem que os selos verdes não podem ser considerados como uma ferramenta eficiente na avaliação de alternativas dentro do processo de decisão do consumidor, uma vez que a maioria das pessoas não reparam ou são indiferentes a presença deles. Apesar disso, os selos verdes são avaliados como confiáveis tanto entre os que conheciam quanto entre os que não conheciam o termo. Com esses dados foi possível concluir que os selos verdes têm influência fraca na decisão de compra do consumidor e que há fatores mais decisivos como o preço. Além disso, essa influência é mais relevante e tem menos peso do fator preço entre um público mais restrito, que é das pessoas que conhecem o termo e consideram importante comprar produtos de empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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