Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26613

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Requalificação urbana: o Aterro do Cocotá e sua ativação no espaço urbano
Autor(es)/Inventor(es): Baptista, Bianca Ribeiro
Tutor: Gomes, Rafael Ferreira Diniz
Resumen: Este trabalho é proposto como o Trabalho Final de Graduaçao do curso de Arquitetura da FAU UFRJ, que busca apresentar um projeto de revitalização para o Parque Poeta Manuel Bandeira, reconhecendo a necessidade de espaços públicos gratuitos dedicados à cultura, esporte e lazer na Ilha do Governador. Originalmente um espaço para lazer e cultura, o Parque abrigou diversas atividades, incluindo parques de diversão itinerantes durante as décadas de 1970 e 1990. Hoje, ele conta com quadras esportivas, uma arena cultural, uma biblioteca pública e pistas de skate, situando-se em uma zona comercial ativa. Apesar da localização estratégica e do fluxo constante de pessoas nas proximidades, o Parque está subutilizado devido ao abandono de suas instalações. A proposta de requalificação para o Parque tem como objetivos principais atrair famílias, incentivar a prática de esportes, aumentar a utilização do espaço e promover a integração comunitária. Para isso, este trabalho inclui a melhoria das instalações esportivas, culturais e recreativas fundamentadas em análises de mapas, visitas in loco e pesquisas com a comunidade para compreender melhor suas demandas. Com isso, essas intervenções não visam apenas a renovação do espaço físico, mas também fortalecer a conexão da comunidade com o local, promovendo uma melhor qualidade de vida para os moradores, atender às demandas culturais, esportivas e de lazer da população, promovendo a integração social e o desenvolvimento comunitário. Ao restaurar a funcionalidade e a beleza dessas áreas, espera-se criar um ambiente mais seguro e acolhedor, propiciando um espaço que todos possam usufruir plenamente.
Materia: Espaços públicos
Lazer
Cultura
Parque Poeta Manuel Bandeira (Rio de Janeiro, RJ)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade de producción: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BAPTISTA, Bianca Ribeiro. Requalificação urbana: o Aterro do Cocotá e sua ativação no espaço urbano. 2024. 48 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRBaptista.pdf10.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.