Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26618

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZaverucha, Gerson-
dc.contributor.authorAlmeida, Thais Luca Marques de-
dc.date.accessioned2025-08-11T15:29:51Z-
dc.date.available2025-08-13T03:00:09Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Thais Luca Marques de. Word embeddings-based transfer learning for boosted relational dependency networks. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26618-
dc.description.abstractMachine learning algorithms have proven to be a great asset in different applications. However, traditional machine learning methods assume data is independent identically distributed (i.i.d.) and despises the relational structure of the data, which contains crucial information about how objects participate in relationships and events. Statistical machine learning models are a concise representation of probabilistic dependencies among the attributes of an object. Statistical Relational Learning (SRL) extends statistical learning to represent and learn from data with several objects and their relations. SRL models do not suppose data to be i.i.d. but, as traditional machine learning models, also assume training and testing data are sampled from the same distribution. Transfer learning has emerged as an essential technique to handle scenarios where such an assumption does not hold, as it relies on leveraging the knowledge acquired in one or more learning tasks as a starting point to solve a new task. When employing transfer learning to SRL, the primary challenge is to transfer the learned structure, mapping the vocabulary from a source domain to a different target domain. In this dissertation, we propose \mbox{TransBoostler}, which uses pre-trained word embeddings to guide the mapping as the name of a predicate usually has a semantic connotation that can be mapped to a vector space model. After transferring, TransBoostler employs theory revision to adapt the mapped model to the target data. In the experimental results, TransBoostler has successfully transferred trees from a source to a different target domain. It performs equal or better than previous works and requires less training time for most of the investigated scenarios.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectTransferência de aprendizadopt_BR
dc.subjectAprendizado estatístico relacionalpt_BR
dc.subjectRepresentação vetorial de palavraspt_BR
dc.subjectRedes de dependência probabilísticaspt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectTransfer learningpt_BR
dc.subjectRelational learningpt_BR
dc.subjectRelational dependency networkspt_BR
dc.subjectSemantic mappingpt_BR
dc.titleWord embeddings-based transfer learning for boosted relational dependency networkspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5117568495536090pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1787527911799919pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Carvalho, Aline Marins Paes-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0506389215528790pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Daniel Ratton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3621433615334969pt_BR
dc.contributor.referee2Cozman, Fabio Gagliardi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2763982530162198pt_BR
dc.description.resumoResumo Algoritmos de aprendizado de máquina têm obtido sucesso nas mais diversas áreas de aplicação. Porém, os métodos tradicionais assumem dados independentes e identicamente distribuídos (i.i.d.), desprezando a estrutura relacional dos dados, que contém informações cruciais sobre como objetos participam de relações e eventos. Dentre os algoritmos de aprendizado de máquina, os modelos de aprendizado estatístico consistem em uma representação concisa das dependências probabilísticas entre atributos de um objeto. O aprendizado estatístico relacional estende aprendizado estatístico para representar e aprender a partir de dados contendo diferentes objetos e como estes se relacionam. Apesar de não seguirem a suposição i.i.d., também assumem que dados de treinamento e teste seguem a mesma distribuição. Para lidar com cenários em que os dados têm diferentes distribuições, surgiu a transferência de aprendizado, que consiste em usar o conhecimento adquirido em uma ou mais tarefas já resolvidas como um ponto de partida para resolver uma nova tarefa. Para aplicar transferência de aprendizado em aprendizado estatístico relacional, o primeiro desafio é como transferir a estrutura, mapeando o vocabulário de um domínio de origem para um domínio de destino. Nesta dissertação, propomos o TransBoostler, que utiliza vetores de palavras pré-treinados para mapear vocabulários, uma vez que os nomes dos predicados normalmente tem uma conotação semântica que pode ser mapeada para um modelo de espaço vetorial. Após a transferência, aplica-se revisão de teoria para adaptar o modelo mapeado aos novos dados de treinamento. Durante os experimentos, o TransBoostler realizou com êxito a tarefa de transferir árvores entre domínios com desempenho igual ou superior a trabalhos anteriores, e com redução no tempo de treinamento para a maioria dos cenários investigados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Sistemas e Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
944825.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.