Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26629

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: CSPRACTICE: uma plataforma para apoiar a colaboração entre alunos e professores na resolução de exercícios do curso
Author(s)/Inventor(s): Cappelli, Elizeu Moreira
Araujo, Isaque de
Advisor: França, Juliana Baptista dos Santos
Abstract: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema colaborativo entre alunos e professores, com a finalidade de centralizar exercícios das disciplinas do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma investigação de soluções existentes e aplicados formulários e entrevistas com alunos e professores, a fim de coletar sugestões e opiniões que fundamentassem o desenvolvimento da plataforma. O sistema proposto visa apoiar os estudantes durante a graduação, promovendo a participação ativa de docentes e discentes e incentivando a colaboração. A metodologia ágil Scrum foi escolhida para organizar o processo de desenvolvimento, e um Produto Mínimo Viável (MVP) foi implementado usando Flutter, com foco em funcionalidades essenciais que garantissem uma entrega funcional e eficiente. Os testes com o público-alvo demonstraram que a aplicação foi desenvolvida conforme o planejado, apresentando resultados satisfatórios em relação ao objetivo proposto. Os resultados obtidos mostram que a plataforma possui potencial para auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos e promover a colaboração entre eles e os professores. O planejamento futuro contempla a continuidade do projeto, com a inclusão de funcionalidades adicionais, aprimoramentos e ajustes com base nas sugestões dos usuários.
Keywords: Sistema colaborativo
Plataforma educacional
Metodologia ágil
Aprendizagem colaborativa
Collaborative system
Educational platform
Agile methodology
Collaborative learning
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto de Computação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Jul-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMCappelli.pdf849.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.