Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26631

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Perfil de marcadores genéticos de resistência a beta lactâmicos na bacia hidrográfica do rio Macaé
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Poliana Landry de Almeida
Tutor: Leite, Analy Machado de Oliveira
Tutor : Molisani , Maurício Mussi
Resumen: A água é um recurso natural esgotável primordial para a manutenção da natureza e sobrevivência humana. As atividades antrópicas podem gerar diversos impactos nas bacias hidrográficas, como mudanças na microbiota e disseminação de bactérias resistentes a antimicrobianos. A presença destes microrganismos resistentes pode desencadear desequilíbrios na comunidade microbiana, se refletindo em alterações nos diferentes níveis da cadeia trófica, atingindo até mesmo a população humana. Este projeto tem como objetivo detectar genes de resistência a beta-lactâmicos presentes na bacia hidrográfica de Macaé. As amostras foram coletadas em garrafas estéreis nos períodos seco e chuvoso em seis pontos distintos da bacia hidrográfica de Macaé, representados por: S1: São Pedro Alto Curso (pré transposição); S2: Represa de Tapera/desvio de água; S3: confluência da água de desvio com o Rio São Pedro; S4: Rio São Pedro- BR101 (pós-transposição); S5: Rio Macaé- BR101; S6: Estuário do Rio Macaé. As amostras de água foram filtradas, com auxílio de bomba de vácuo e o filtro utilizado para a extração do DNA microbiano total. As amostras de DNA foram quantificadas para amplificação dos genes de resistência a antibiótico (GRA) por PCR. Após a eletroforese em gel de agarose, as bandas de DNA amplificadas foram visualizadas, com auxílio do transiluminador. Dos dez genes selecionados apenas três genes (30%) foram detectados nas amostras. Os genes bla-KPC e bla-TEM foram encontrados em duas estações, nos pontos S2 e S6. O gene bla-KPC foi detectado no ponto S6 próximo ao estuário, enquanto o gene bla-TEM foi detectado nos pontos próximo a represa (S2), pré-transposição (S1) e ponto de confluência (S3). O gene bla-SHV foi identificado apenas no ponto S6 durante o período chuvoso. Considerando as amostras de ambas as estações, pelo menos um gene de resistência a beta lactâmicos foi identificado em 50% das amostras. O gene bla-TEM apresentou a maior frequência de detecção nas amostras. Houve uma prevalência de genes de resistência no estuário de Macaé que pode estar relacionada ao lançamento de esgoto não tratado, bem como o descarte incorreto de antibiótico. Esses dados caracterizam o perfil de GRA beta-lactâmicos das bactérias presentes na água do Rio Macaé e contribuem para expandir as noções do potencial impacto da disseminação destes microrganismos resistentes na bacia hidrográfica, que podem levar a consequências críticas à saúde humana e animal.
Materia: Antibiótico
Contaminação
Genes de resistência a antimicrobianos
Qualidade da água
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS
Unidade de producción: Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 23-feb-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Poliana Landry de Almeida. Perfil de marcadores genéticos de resistência a beta lactâmicos na bacia hidrográfica do rio Macaé (NUPEM/UFRJ). 2024. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2024.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PLASilva.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.