Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26635

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cidade-Arte: a criança como agente co-transformador do espaço
Autor(es)/Inventor(es): Faria, Bruna de Souza Aguiar
Orientador: Drago, Niuxa Dias
Resumo: O debate sobre o espaço da criança nas cidades é recente e, mesmo com grandes conquistas, muito ainda precisa ser feito. Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil, diversos avanços foram promovidos ao se tratar da criança como cidadão detentor de direitos. Brincar é um desses direitos. Atualmente, carros são protagonistas no urbanismo “adultocêntrico”(Cavalcante, 2021), com vias largas e calçadas estreitas que dificultam a caminhabilidade do pedestre, principalmente do que possui menos de 18 anos de idade. Entendendo a cidade como possível território educativo e a criança como agente co transformador do espaço, o presente trabalho pretende propor intervenções, permanentes e temporárias, táticas lúdicas no entorno urbano à Escola Municipal Júlio Verne, transbordando até a Estrada do Tindiba, localizada no bairro Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a fim de garantir maior autonomia e segurança àqueles que utilizam esses espaços. Para tal, recorro à bibliografias, referências projetuais, conceituações, metodologias de análise do espaço urbano, entre outras pesquisas dentro da temática “território educativo”, além de diagnósticos extraídos pelo método de análise Walkthrough, no qual há a observação dos aspectos físicos. Sendo assim, pretende-se desenhar espaços acolhedores e inclusivos que potencializem as qualidades e melhorem as fraquezas das características e elementos do local, com ambiências criativas que ensinem sobre cidadania e priorizem travessias seguras para crianças e seus cuidadores; protagonizar estas, se valendo de suas imensidões perceptivas e cognitivas; e elaborar espaços urbanos versáteis de circular, estar e brincar, com geometrias que freiem o fluxo dos automóveis.
Palavras-chave: Criança
Territórios educativos
Urbanismo
Cidades
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade produtora: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FARIA, Bruna de Souza Aguiar. Cidade-Arte: a criança como agente co-transformador do espaço. 2024. 68f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

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