Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26638

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.contributor.authorParada Sánchez, César Alfonso-
dc.date.accessioned2025-08-12T12:13:39Z-
dc.date.available2025-08-14T03:00:10Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationPARADA SÁNCHEZ, César Alfonso. Análise dos modelos híbridos na distribuição de viagens : Caso: Medellín – Colômbia. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26638-
dc.description.abstractIn transportation planning, it is important to understand the way that displacement is carried out in a region. Posteriorly, the information will allow to establish a transport policy. For that, it is relevant to known the individual’s behaviors. This research studies the performance of neural networks from the understanding the origins of the journeys, by presented a new approach through the structure of a hybrid model which incorporates aggregate and disaggregate data. In addition, the individual information (socioeconomic) and the dissuasive elements such as time travel and intervening opportunities, will also be used the characteristics around the area (land use) such as location of points of origin, activities dispersal (destinations) and purpose of travel. The results indicates that the travel can be explained by the combination of aggregate and disaggregate variables, and the omission of theses last ones could lead the estimation to high levels of error. On the other hand, it was noticed that each structured model the attraction of destination zone and the impedances are relevant in the travel estimates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de transportespt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectRedes neurais artificiaispt_BR
dc.subjectDistribuição de viagenspt_BR
dc.subjectModelos de transportept_BR
dc.subjectModelos híbridospt_BR
dc.subjectTransportation planningpt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectTransportation modelspt_BR
dc.subjectNeural networkspt_BR
dc.subjectTransportation demand forecastingpt_BR
dc.titleAnálise dos modelos híbridos na distribuição de viagens : Caso: Medellín, Colômbiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7990272787302797pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Bruno Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577714903759296pt_BR
dc.contributor.referee2Falavigna, Claudio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012222053257529pt_BR
dc.description.resumoNo planejamento de transportes, é importante compreender a forma como os deslocamentos são realizados em uma região. Informações que posteriormente permitirão estabelecer uma política de transportes adequada. Para tal, é pertinente conhecer o comportamento dos indivíduos. Esta pesquisa estuda o desempenho de redes neurais a partir da compreensão das origens das viagens, sendo apresentada uma nova abordagem por meio da estruturação de um modelo híbrido que incorpora dados agregados e desagregados. Além das informações próprias do indivíduo (socioeconômicas) e de elementos dissuasores como o tempo de viagem e oportunidades intervenientes. Serão também utilizadas características do entorno (uso do solo) como localização dos pontos de origem, dispersão das atividades (destino) e propósito da viagem. Os resultados mostram que a realização da viagem pode ser explicada por meio da combinação de variáveis agregadas e desagregadas e que a omissão dessas últimas pode levar a estimativas com altos níveis de erro. Por outro lado, observou-se que, para cada modelo estruturado, a atração da zona de destino e as impedâncias possuem relevância nas estimativas das viagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia de Transportes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
944831.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.