Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26639

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPortugal, Licinio da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Daniel Herszenhut Meirelles-
dc.date.accessioned2025-08-12T12:55:08Z-
dc.date.available2025-08-14T03:00:10Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniel Herszenhut Meirelles. O impacto de restrições monetárias sobre análises de acessibilidade e equidade nos transportes. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26639-
dc.description.abstractTransport equity analyses are often informed by accessibility estimates based solely on travel time impedance, ignoring other elements that might hinder access to activities, such as the monetary cost of a trip. This thesis examines how and to what extent simultaneously incorporating travel time and monetary costs constraints into accessibility measures may impact transport equity assessment. The job accessibility by transit in the city of Rio de Janeiro, Brazil, is calculated using cumulative opportunity measures under distinct combinations of temporal and monetary thresholds. The inequality levels of each one of these scenarios are then calculated and compared. The results suggest that the most common research practice of disregarding monetary costs tends to overestimate accessibility levels. However, stricter monetary constraints do not necessarily result in less equitable scenarios. How accessibility inequality is affected by monetary costs is highly dependent on what combinations of temporal and monetary cut-offs are considered in the analysis. This is the result of a complex interaction between fare policies, the spatial organisation and operational characteristics of transit systems, and the spatial co-distribution of jobs and residential locations. The results also suggest that in Rio’s case the rail is a vital mode to combat transport inequalities, and that offering discounts between the rail and more widely distributed transit modes could increase the accessibility levels of low-income individuals without requiring adjustments to physical infrastructure and services’ timetables.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de transportespt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectEquidade socialpt_BR
dc.subjectAcessibilidade ao transporte públicopt_BR
dc.subjectTransportation planningpt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectPublic transit accessibilitypt_BR
dc.subjectPublic transitpt_BR
dc.titleO impacto de restrições monetárias sobre análises de acessibilidade e equidade nos transportespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0654272159213814pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2549531392898541pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Oliveira, Matheus Henrique de Sousa-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511410631514161pt_BR
dc.contributor.advisorCo2Pereira, Rafael Henrique Moraes-
dc.contributor.advisorCo2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9604786836370366pt_BR
dc.contributor.referee1Giannotti, Mariana Abrantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6191228707569580pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Antônio Nélson Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0853783751848766pt_BR
dc.description.resumoAnálises de equidade nos transportes frequentemente se baseiam em estimativas de acessibilidade que usam apenas o tempo de viagem como fator de impedância, ignorando outros elementos que também limitam o acesso a oportunidades, como o preço das viagens. Esta dissertação investiga como a incorporação simultânea de restrições de tempo de viagem e de custo monetário a uma medida de acessibilidade impacta análises de equidade baseadas na distribuição da acessibilidade. Para isto, calcula-se a acessibilidade ao emprego por transporte público na cidade do Rio de Janeiro usando uma medida de oportunidades cumulativas que considera diferentes combinações de limites de custo monetário e tempo de viagem. Em seguida, analisa-se como os níveis de desigualdade variam em cada um dos casos. Os resultados apontam que a prática usual de ignorar custos monetários tende a superestimar os níveis de desigualdade. Restrições monetárias mais rígidas, porém, não necessariamente levam a cenários menos equitativos. O efeito dos custos monetários sobre a desigualdade de acessibilidade depende das combinações de limites temporais e monetários consideradas. Isso é resultado da complexa interação entre políticas tarifárias, organização espacial da rede de transportes, características operacionais de cada modo e co-localização espacial da população e das oportunidades na área de estudo. Os resultados também sugerem que no caso do Rio o trem é o modo com maior potencial de mitigação de desigualdades de acessibilidade, e que promover maior integração tarifária entre ele e modos mais amplamente distribuídos é uma boa forma de aumentar os níveis de acessibilidade de grupos de baixa renda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
944836.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.