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http://hdl.handle.net/11422/26642
| Type: | Tese |
| Title: | A influência de hidrovias na eficiência e resiliência de sistemas de transportes de commodities |
| Author(s)/Inventor(s): | Lopes, Diana Mery Messias |
| Advisor: | Silva, Marcelino Aurelio Vieira da |
| Abstract: | A evolução na produção brasileira de soja e de milho fez com que o País fosse reconhecido como um dos principais players no comércio internacional do agronegócio. Entretanto, a ineficiência do sistema logístico prejudica o desempenho do setor, promovendo perigos ou ameaças e podendo ocasionar consequências indesejáveis. O objetivo desta tese é propor um método para mensurar a influência da hidrovia TapajósTeles Pires no desempenho sustentável de transportes e na resiliência do sistema de transporte, considerando os três pilares da sustentabilidade. Dentre as 21 rotas de exportação com características intermodal e unimodal avaliadas, três utilizam a hidrovia Tapajós-Teles Pires para escoar a produção de soja e milho entre vinte e três centroides localizados no estado de Mato Grosso e 11 portos marítimos brasileiros. Também foram definidos cenários com o transporte rodoviário e hidroviário (sem o ferroviário) e cenários para avaliar o desempenho da demanda da hidrovia, se baseando no modelo DEA BCC, orientado a input. O que resultou em quatro diferentes análises que impactam no sistema de transporte. O estudo dessas rotas e as combinações dos modos rodoviário e hidroviário apresentaram os melhores índices de eficiência e resiliência, comprovando que essa hidrovia é um elemento chave no sistema de transportes brasileiro com a finalidade de escoar a produção de soja e milho com destino à exportação. |
| Abstract: | The evolution in Brazilian soy and corn production has led the country to be regarded as one of the main players in the international agribusiness trade. However, the inefficiency of the logistics system impairs the performance of the sector, promoting dangers or threats and may cause undesirable consequences. The objective of this thesis is to propose a method to measure the influence of the Tapajós-Teles Pires waterway on sustainable transport performance and resilience of the transport system, considering the three pillars of sustainability. Among the 21 export routes with intermodal and unimodal characteristics evaluated, three use the Tapajós-Teles Pires waterway to transport soybean and corn production between twenty and three centroides located in the state of Mato Grosso and 11 Brazilian seaports. Scenarios were also defined with road and waterway transportation (without the railway) and scenarios to assess the performance of the waterway demand, based on the DEA BCC model, oriented to input. This resulted in four different analysis that impact the transport system. The study of these routes and the combinations of road and waterway modes showed the best efficiency and resilience rates, proving that this waterway is a key element in the Brazilian transport system with the purpose of transporting the production of soy and corn for export. |
| Keywords: | Transporte hidroviário Transporte de cargas Transporte intermodal Eficiência no transporte Sustentabilidade nos transportes Resiliência de sistemas de transporte Logística de exportação Inland water transportation Intermodal transportation Sustainable transportation Export logistics |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
| Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Mar-2021 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | LOPES, Diana Mery Messias. A influência de hidrovias na eficiência e resiliência de sistemas de transportes de commodities. 2021. 174 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
| Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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