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dc.contributor.advisorSilva, Marcelino Aurelio Vieira da-
dc.contributor.authorNascimento, Filipe Almeida Corrêa do-
dc.date.accessioned2025-08-12T15:03:44Z-
dc.date.available2025-08-14T03:00:10Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Filipe Almeida Corrêa do. Alguns aspectos operacionais e ambientais incorporados a um sistema de gerenciamento de pavimentos aeroportuários: uma contribuição metodológica à luz da análise do ciclo de vida. 2021. 168 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26643-
dc.description.abstractA paved system of runways, taxiways, and patios is key to ensuring the full functionality of costly assets. In addition to construction costs, these pavements, in particular, require constant investments in maintenance and rehabilitation (M&R) activities throughout their lifetime, in the face of high traffic requests imposed on this structure. The airport pavement management system (APMS) arises at this time of need for rationalization of resources, not only financial ones but also natural ones. The present work develops a methodological procedure based on Life Cycle Cost Analysis (LCCA) and Life Cycle Analysis (LCA) to overcome these obstacles. The method, composed of five integrated stages, proposes the rational calculation of costs arising from the need for the runway closure for M&R services, based on machine learning techniques, and the systematic survey of environmental impacts arising from the M&R alternatives recommended by the traditional APMS. These financial and environmental components are then concomitantly considered in a Data Envelopment Analysis (DEA) modeling. During the case study, the results showed that the method could select the alternative with the best economic and environmental efficiency for each homogeneous segment of the pavement. The expense forecasts arising from the ACCV phase have also become more robust with the incorporation of costs based on runway closure time, called indirect costs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimentos aeroportuáriospt_BR
dc.subjectAeroportopt_BR
dc.subjectAnálise do ciclo de vidapt_BR
dc.subjectAnálise de custo do ciclo de vidapt_BR
dc.subjectEficiência no transporte aéreopt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectAirport pavementspt_BR
dc.subjectAirportspt_BR
dc.subjectLife cycle analysispt_BR
dc.subjectLife cycle costingpt_BR
dc.subjectTransportation efficiencypt_BR
dc.subjectAir transportationpt_BR
dc.titleAlguns aspectos operacionais e ambientais incorporados a um sistema de gerenciamento de pavimentos aeroportuários : uma contribuição metodológica à luz da análise do ciclo de vidapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1845480649434596pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Elton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5346506512714946pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Antonio Carlos Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8890983301899546pt_BR
dc.contributor.referee3Bernucci, Liedi Legi Bariani-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636988573211375pt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento, Luis Alberto Herrmann do-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4899301992358051pt_BR
dc.description.resumoUm sistema pavimentado de pistas de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátios são fundamentais para garantir a plena funcionalidade de tão oneroso ativo. Além dos custos de construção, esses pavimentos em especial necessitam de investimentos constantes em atividades de manutenção e reabilitação (M&R) ao longo de toda a vida útil, face às elevadas solicitações de tráfego impostas a essa estrutura. O sistema de gerenciamento de pavimentos aeroportuários (SGPA) surge nesse momento de necessidade de racionalização dos recursos, não apenas os financeiros, mas também os naturais. O presente trabalho desenvolve um procedimento metodológico, baseado em Análise de Custo do Ciclo de Vida (ACCV) e em Análise de Ciclo de Vida (ACV) para suplantar esses óbices. O método, composto por cinco etapas integradas, propõe o cálculo racional de custos advindos da necessidade da interdição da pista de pouso e decolagem para os serviços de M&R, baseado em técnicas de aprendizado de máquina, e o levantamento sistemático dos impactos ambientais advindos das alternativas de M&R preconizadas pelo SGPA tradicional. Esses componentes financeiros e ambientais são, então, concomitantemente considerados em uma modelagem de Análise Envoltória de Dados (DEA). Durante o estudo de caso, os resultados mostraram que o método é capaz de selecionar, para cada segmento homogêneo do pavimento, a alternativa com a melhor eficiência econômica e ambiental. As previsões de despesas oriundas da fase de ACCV também se tornaram mais robustas com a incorporação dos custos baseados em tempo de interdição de pista de pouso, denominados custos indiretos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACAO DE SISTEMAS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia de Transportes

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