Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26656

Tipo: Tese
Título: Causalidade do transporte aéreo doméstico de passageiros e a efetividade energética do combustível de aviação
Autor(es)/Inventor(es): Cabo, Manoela Gonçalves
Orientador: Fernandes, Elton
Resumo: Esta tese mensura a causalidade entre transporte aéreo regular e crescimento econômico no Brasil e identifica na análise de eficiência do uso de combustível de aviação medidas orientadoras para órgãos formuladores de políticas e tomadores de decisão. Na primeira etapa se mostra a importância do desenvolvimento econômico para o transporte aéreo do país e na segunda se evidenciam formas de mitigar a necessidade de crescimento do setor frente ao novo cenário de sustentabilidade que se impõe para todos os países do Planeta. Os resultados confirmam a hipótese de que há cointegração entre transporte aéreo e crescimento econômico, no entanto é uma causalidade bidirecional de longo e curto prazo para o tráfego aéreo doméstico e unidirecional de longo e curto prazo do crescimento econômico para transporte aéreo internacional. Na segunda etapa se considera o consumo de combustível e parâmetros de oferta do serviço de transporte aéreo regular doméstico, onde as políticas do país podem ser mais efetivas e onde os dados são mais completos. As oportunidades de melhorias de eficiência energética ficaram claras pela alta capacidade ociosa observada na utilização das aeronaves nos voos domésticos. Nesse cenário, identificou-se a necessidade de se buscar políticas mais efetivas com relação ao uso da capacidade de transporte das aeronaves nos voos domésticos, principalmente no que se refere ao transporte de carga. Os resultados indicam que se deve buscar políticas de sustentabilidade do setor que privilegiem a eficiência no uso da capacidade ociosa.
Resumo: This thesis measures the causality between regular air transport and economic growth in Brazil and identifies, in the analysis of efficiency of the use of aviation fuel, guiding measures for policy makers and decision makers. The first stage shows the importance of air transport for the country's economic development and the second shows ways to mitigate the need for growth in the sector with the new sustainability scenario that is required for all countries on the Planet. The results confirm the hypothesis that there is a cointegration between air transport and economic growth, however it is a long- and short-term bidirectional causality for domestic and unidirectional long- and short-term economic growth for international air transport. In the second stage, fuel consumption and supply parameters of the domestic scheduled air transport service are considered, where the country's policies may be more effective and where the data are more complete. The opportunities for energy efficiency improvements were made clear by the high idle capacity observed in the use of aircraft on domestic flights. In this scenario, the need was identified to seek more effective policies regarding the use of aircraft transport capacity on domestic flights, especially regarding cargo transportation. The results indicate that one must seek sector sustainability policies that favor efficiency in the use of capacity.
Palavras-chave: Transporte aéreo
Transporte aéreo de passageiros
Aviação civil
Crescimento econômico
Combustíveis para aeronaves
Eficiência energética
Política de transporte aéreo
Aeronautics, Commercial
Passenger traffic
Civil aviation
Aircraft fuels
Energy efficiency
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::VEICULOS E EQUIPAMENTOS DE CONTROLE::VEICULOS DE TRANSPORTES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CABO, Manoela Gonçalves. Causalidade do transporte aéreo doméstico de passageiros e a efetividade energética do combustível de aviação. 2021. 132 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
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