Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26656
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Fernandes, Elton | - |
| dc.contributor.author | Cabo, Manoela Gonçalves | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-14T12:43:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-16T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2021-03 | - |
| dc.identifier.citation | CABO, Manoela Gonçalves. Causalidade do transporte aéreo doméstico de passageiros e a efetividade energética do combustível de aviação. 2021. 132 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26656 | - |
| dc.description.abstract | This thesis measures the causality between regular air transport and economic growth in Brazil and identifies, in the analysis of efficiency of the use of aviation fuel, guiding measures for policy makers and decision makers. The first stage shows the importance of air transport for the country's economic development and the second shows ways to mitigate the need for growth in the sector with the new sustainability scenario that is required for all countries on the Planet. The results confirm the hypothesis that there is a cointegration between air transport and economic growth, however it is a long- and short-term bidirectional causality for domestic and unidirectional long- and short-term economic growth for international air transport. In the second stage, fuel consumption and supply parameters of the domestic scheduled air transport service are considered, where the country's policies may be more effective and where the data are more complete. The opportunities for energy efficiency improvements were made clear by the high idle capacity observed in the use of aircraft on domestic flights. In this scenario, the need was identified to seek more effective policies regarding the use of aircraft transport capacity on domestic flights, especially regarding cargo transportation. The results indicate that one must seek sector sustainability policies that favor efficiency in the use of capacity. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Transporte aéreo | pt_BR |
| dc.subject | Transporte aéreo de passageiros | pt_BR |
| dc.subject | Aviação civil | pt_BR |
| dc.subject | Crescimento econômico | pt_BR |
| dc.subject | Combustíveis para aeronaves | pt_BR |
| dc.subject | Eficiência energética | pt_BR |
| dc.subject | Política de transporte aéreo | pt_BR |
| dc.subject | Aeronautics, Commercial | pt_BR |
| dc.subject | Passenger traffic | pt_BR |
| dc.subject | Civil aviation | pt_BR |
| dc.subject | Aircraft fuels | pt_BR |
| dc.subject | Energy efficiency | pt_BR |
| dc.title | Causalidade do transporte aéreo doméstico de passageiros e a efetividade energética do combustível de aviação | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5346506512714946 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8087494651184601 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ronaldo, Balassiano | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6752694076216380 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Marcelino Aurélio Vieira da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7060585515102803 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Campos, Eduardo Lima | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6118194123564577 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Fernandes, Vicente Aprigliano | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7339448898771882 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Brito, José André de Moura | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9036541085964477 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta tese mensura a causalidade entre transporte aéreo regular e crescimento econômico no Brasil e identifica na análise de eficiência do uso de combustível de aviação medidas orientadoras para órgãos formuladores de políticas e tomadores de decisão. Na primeira etapa se mostra a importância do desenvolvimento econômico para o transporte aéreo do país e na segunda se evidenciam formas de mitigar a necessidade de crescimento do setor frente ao novo cenário de sustentabilidade que se impõe para todos os países do Planeta. Os resultados confirmam a hipótese de que há cointegração entre transporte aéreo e crescimento econômico, no entanto é uma causalidade bidirecional de longo e curto prazo para o tráfego aéreo doméstico e unidirecional de longo e curto prazo do crescimento econômico para transporte aéreo internacional. Na segunda etapa se considera o consumo de combustível e parâmetros de oferta do serviço de transporte aéreo regular doméstico, onde as políticas do país podem ser mais efetivas e onde os dados são mais completos. As oportunidades de melhorias de eficiência energética ficaram claras pela alta capacidade ociosa observada na utilização das aeronaves nos voos domésticos. Nesse cenário, identificou-se a necessidade de se buscar políticas mais efetivas com relação ao uso da capacidade de transporte das aeronaves nos voos domésticos, principalmente no que se refere ao transporte de carga. Os resultados indicam que se deve buscar políticas de sustentabilidade do setor que privilegiem a eficiência no uso da capacidade ociosa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::VEICULOS E EQUIPAMENTOS DE CONTROLE::VEICULOS DE TRANSPORTES | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Engenharia de Transportes | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 944899.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.