Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26656

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFernandes, Elton-
dc.contributor.authorCabo, Manoela Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-08-14T12:43:39Z-
dc.date.available2025-08-16T03:00:10Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationCABO, Manoela Gonçalves. Causalidade do transporte aéreo doméstico de passageiros e a efetividade energética do combustível de aviação. 2021. 132 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26656-
dc.description.abstractThis thesis measures the causality between regular air transport and economic growth in Brazil and identifies, in the analysis of efficiency of the use of aviation fuel, guiding measures for policy makers and decision makers. The first stage shows the importance of air transport for the country's economic development and the second shows ways to mitigate the need for growth in the sector with the new sustainability scenario that is required for all countries on the Planet. The results confirm the hypothesis that there is a cointegration between air transport and economic growth, however it is a long- and short-term bidirectional causality for domestic and unidirectional long- and short-term economic growth for international air transport. In the second stage, fuel consumption and supply parameters of the domestic scheduled air transport service are considered, where the country's policies may be more effective and where the data are more complete. The opportunities for energy efficiency improvements were made clear by the high idle capacity observed in the use of aircraft on domestic flights. In this scenario, the need was identified to seek more effective policies regarding the use of aircraft transport capacity on domestic flights, especially regarding cargo transportation. The results indicate that one must seek sector sustainability policies that favor efficiency in the use of capacity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectTransporte aéreo de passageirospt_BR
dc.subjectAviação civilpt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectCombustíveis para aeronavespt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectPolítica de transporte aéreopt_BR
dc.subjectAeronautics, Commercialpt_BR
dc.subjectPassenger trafficpt_BR
dc.subjectCivil aviationpt_BR
dc.subjectAircraft fuelspt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.titleCausalidade do transporte aéreo doméstico de passageiros e a efetividade energética do combustível de aviaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5346506512714946pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8087494651184601pt_BR
dc.contributor.referee1Ronaldo, Balassiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6752694076216380pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Eduardo Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6118194123564577pt_BR
dc.contributor.referee4Fernandes, Vicente Aprigliano-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7339448898771882pt_BR
dc.contributor.referee5Brito, José André de Moura-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9036541085964477pt_BR
dc.description.resumoEsta tese mensura a causalidade entre transporte aéreo regular e crescimento econômico no Brasil e identifica na análise de eficiência do uso de combustível de aviação medidas orientadoras para órgãos formuladores de políticas e tomadores de decisão. Na primeira etapa se mostra a importância do desenvolvimento econômico para o transporte aéreo do país e na segunda se evidenciam formas de mitigar a necessidade de crescimento do setor frente ao novo cenário de sustentabilidade que se impõe para todos os países do Planeta. Os resultados confirmam a hipótese de que há cointegração entre transporte aéreo e crescimento econômico, no entanto é uma causalidade bidirecional de longo e curto prazo para o tráfego aéreo doméstico e unidirecional de longo e curto prazo do crescimento econômico para transporte aéreo internacional. Na segunda etapa se considera o consumo de combustível e parâmetros de oferta do serviço de transporte aéreo regular doméstico, onde as políticas do país podem ser mais efetivas e onde os dados são mais completos. As oportunidades de melhorias de eficiência energética ficaram claras pela alta capacidade ociosa observada na utilização das aeronaves nos voos domésticos. Nesse cenário, identificou-se a necessidade de se buscar políticas mais efetivas com relação ao uso da capacidade de transporte das aeronaves nos voos domésticos, principalmente no que se refere ao transporte de carga. Os resultados indicam que se deve buscar políticas de sustentabilidade do setor que privilegiem a eficiência no uso da capacidade ociosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::VEICULOS E EQUIPAMENTOS DE CONTROLE::VEICULOS DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia de Transportes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
944899.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.