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dc.contributor.advisorRibeiro, Glaydston Mattos-
dc.contributor.authorCamara, Marcus Vinicius Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-14T13:25:55Z-
dc.date.available2025-08-16T03:00:10Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.citationCAMARA, Marcus Vinicius Oliveira. Abordagens multiobjetivo para alguns problemas de localização de facilidades. 2021. 224 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26657-
dc.description.abstractThis work presents solution approaches for the Multi-objective and Multi-level Capacitated Oil Platform Location Problem (MMCOPLP) and for the MultiObjective Support Units Location Problem for Road Traffic Surveys with Multistages (MSULPRTS). For the MMCOPLP, the objective functions aim to minimize drilling, installation and construction costs, maximize the oil production and minimize costs with possible environmental damages. For the MSULPRTS, the objective functions aim to minimize travel costs and minimize the total amount of support units selected. The exact -Constraint method was used to find the Pareto Optimal for both problems. Considering the MMCOPLP, we implemented the NSGA-II evolutionary algorithm, in its original form, as an approximate method and its results were compared against the ones found by the exact method and the ones provided by a GRASP metaheuristic. For the MSULPRTS, we propose three versions of the NSGA-II with specific strategies for the problem, mainly related to the structure of chromosomes and to the crossover and mutation operators. Our results show that these versions provide good solutions for large instances.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOtimização multiobjetivopt_BR
dc.subjectPareto ótimopt_BR
dc.subjectLocalização de facilidadespt_BR
dc.subjectPlanejamento de transportept_BR
dc.subjectLogística de transportept_BR
dc.subjectPesquisa de tráfego rodoviáriopt_BR
dc.subjectPlataformas de petróleopt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectFacility locationpt_BR
dc.subjectMultiobjective optimizationpt_BR
dc.subjectMetaheuristicspt_BR
dc.subjectTransportation planningpt_BR
dc.subjectTransportation logisticspt_BR
dc.subjectTraffic surveyspt_BR
dc.subjectOffshore oil platformspt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.titleAbordagens multiobjetivo para alguns problemas de localização de facilidadespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5401369683892150pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9936803177575628pt_BR
dc.contributor.referee1Mauri, Geraldo Regis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7870111209439581pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Laura Silvia Bahiense da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2291334095539768pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Pedro Henrique González-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5349830056087028pt_BR
dc.contributor.referee4Rosa, Rodrigo de Alvarenga-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7706827408886021pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta abordagens de solução para o Problema de Localização Multiobjetivo de Plataformas de Petróleo Multicapacitadas (PLMPM) e para o Problema Multiobjetivo de Localização de Unidades de Apoio para Pesquisas de Tráfego Rodoviário (PMLUPTR). No PLMPM, as funções objetivo devem minimizar custos de implantação e exploração, maximizar a produção de petróleo e minimizar custos com possíveis danos ambientais. Já no PMLUPTR, as funções objetivo devem minimizar os custos com deslocamento e minimizar a quantidade total de unidades de apoio selecionadas. O método exato -Constraint foi usado para encontrar o Pareto Ótimo nos dois problemas estudados. No PLMPM, o algoritmo evolutivo NSGA-II, em sua forma original, foi implementado como método aproximativo e seus resultados comparados com o método exato e com os da meta-heurística GRASP. Já para o PMLUPTR, foram propostas três versões do NSGA-II modificado, com estratégias específicas para o problema, no que se refere, principalmente, à estrutura dos cromossomos e operadores de cruzamento e mutação. Os resultados computacionais mostram que essas versões fornecem boas soluções para instâncias de grande porte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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