Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26662
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Barbosa, Afranio Gonçalves | - |
| dc.contributor.author | Nascimento, Dharlan Rodrigues Silva do | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-14T15:48:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-16T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26662 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História oral | pt_BR |
| dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Norma | pt_BR |
| dc.title | História oral e o ensino de língua portuguesa: norma culta e normatização no Colégio Militar do Rio de Janeiro em meados do século xx | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5164136570479532 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5699565751777005 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva estudar a construção de valores ligados à norma predicada (BARBOSA, 2017), ao longo do século XX, no ensino de língua portuguesa. Para isso, investigamos as práticas pedagógicas do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), instituição tradicionalmente voltada à formação técnico-militar, com foco em alunos do sexo masculino. A escolha do CMRJ permite compreender como se articulavam os processos de normatização da língua portuguesa em um ambiente escolar com características e finalidades distintas das de outras instituições de ensino da mesma época. Referenciados na metodologia da História Oral (THOMPSON, 2002; MEIHY, 2005), linha historiográfica que reconhece o depoimento como fonte primária para a construção do conhecimento histórico, realizamos entrevistas com ex-alunos do CMRJ que cursaram a instituição entre as décadas de 1940 e 1960. O corpus oral foi construído a partir de roteiro inspirado em Garcia (2016), com o intuito de recuperar lembranças relacionadas a conteúdos, estratégias pedagógicas, memórias histórico-sociais e percepções sobre norma e normatização. Os resultados obtidos permitem observar que o ensino de língua portuguesa no CMRJ articulava, de forma significativa, o estudo da gramática ao trabalho com textos literários e à produção escrita, em uma perspectiva que visava tanto o domínio das normas da língua quanto a formação de um aluno apto a se comunicar com correção e desenvoltura. As entrevistas também revelam o forte vínculo afetivo dos ex-alunos com a instituição e apontam para a presença de uma cultura escolar baseada em disciplina, prestígio e valorização da boa expressão oral e escrita. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DRSNascimento.pdf | 542.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.