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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Afranio Gonçalves-
dc.contributor.authorNascimento, Dharlan Rodrigues Silva do-
dc.date.accessioned2025-08-14T15:48:19Z-
dc.date.available2025-08-16T03:00:10Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26662-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectNormapt_BR
dc.titleHistória oral e o ensino de língua portuguesa: norma culta e normatização no Colégio Militar do Rio de Janeiro em meados do século xxpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5164136570479532pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5699565751777005pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva estudar a construção de valores ligados à norma predicada (BARBOSA, 2017), ao longo do século XX, no ensino de língua portuguesa. Para isso, investigamos as práticas pedagógicas do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), instituição tradicionalmente voltada à formação técnico-militar, com foco em alunos do sexo masculino. A escolha do CMRJ permite compreender como se articulavam os processos de normatização da língua portuguesa em um ambiente escolar com características e finalidades distintas das de outras instituições de ensino da mesma época. Referenciados na metodologia da História Oral (THOMPSON, 2002; MEIHY, 2005), linha historiográfica que reconhece o depoimento como fonte primária para a construção do conhecimento histórico, realizamos entrevistas com ex-alunos do CMRJ que cursaram a instituição entre as décadas de 1940 e 1960. O corpus oral foi construído a partir de roteiro inspirado em Garcia (2016), com o intuito de recuperar lembranças relacionadas a conteúdos, estratégias pedagógicas, memórias histórico-sociais e percepções sobre norma e normatização. Os resultados obtidos permitem observar que o ensino de língua portuguesa no CMRJ articulava, de forma significativa, o estudo da gramática ao trabalho com textos literários e à produção escrita, em uma perspectiva que visava tanto o domínio das normas da língua quanto a formação de um aluno apto a se comunicar com correção e desenvoltura. As entrevistas também revelam o forte vínculo afetivo dos ex-alunos com a instituição e apontam para a presença de uma cultura escolar baseada em disciplina, prestígio e valorização da boa expressão oral e escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

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