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http://hdl.handle.net/11422/26684
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Hilda recria Ariana: um olhar poético sobre tradição, mitos e formas |
| Autor(es)/Inventor(es): | Farias, Gabriela Orichio Mello Pinheiro de |
| Tutor: | Pietrani, Anélia Montechiari |
| Resumen: | O objetivo da presente pesquisa é analisar a recriação da tradição no conjunto de poemas “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, da escritora Hilda Hilst, que integra o livro Júbilo, memória, noviciado da paixão. Isso será realizado a partir das escolhas que a autora faz dos títulos – tanto o do próprio livro quanto o do poema longo em estudo – e da inserção da ode na arquitetura do livro, que já se apresentam como marcos iniciais de sua verve “recriativa”. Além disso, conceitos-chave, como a noção de Pathosformel (Warburg) e as definições de mito e musa (numinosa e convencional feminina), serão utilizados como respaldo teórico, estabelecendo-se também a conexão desses elementos com as imagens sintomais recorrentes na poesia da autora. A análise leva em conta como Hilst reelabora a narrativa mítica da tradição ocidental sobre “o fio de Ariadne” e dialoga com demais narrativas: as presentes nos livros Teogonia, de Hesíodo, e Heroides, de Ovídio, e o Canto 64, de Catulo. A análise pretende mostrar a eu lírica poeta de Hilst, Ariana, recriada por meio da personagem mitológica Ariadne, enquanto criadora e dotada de sua própria voz. |
| Materia: | Poema Hilda Hilst Tradição Pathosformel Mito Musa |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 24-jul-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
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