Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26684

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Hilda recria Ariana: um olhar poético sobre tradição, mitos e formas
Autor(es)/Inventor(es): Farias, Gabriela Orichio Mello Pinheiro de
Orientador: Pietrani, Anélia Montechiari
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar a recriação da tradição no conjunto de poemas “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, da escritora Hilda Hilst, que integra o livro Júbilo, memória, noviciado da paixão. Isso será realizado a partir das escolhas que a autora faz dos títulos – tanto o do próprio livro quanto o do poema longo em estudo – e da inserção da ode na arquitetura do livro, que já se apresentam como marcos iniciais de sua verve “recriativa”. Além disso, conceitos-chave, como a noção de Pathosformel (Warburg) e as definições de mito e musa (numinosa e convencional feminina), serão utilizados como respaldo teórico, estabelecendo-se também a conexão desses elementos com as imagens sintomais recorrentes na poesia da autora. A análise leva em conta como Hilst reelabora a narrativa mítica da tradição ocidental sobre “o fio de Ariadne” e dialoga com demais narrativas: as presentes nos livros Teogonia, de Hesíodo, e Heroides, de Ovídio, e o Canto 64, de Catulo. A análise pretende mostrar a eu lírica poeta de Hilst, Ariana, recriada por meio da personagem mitológica Ariadne, enquanto criadora e dotada de sua própria voz.
Palavras-chave: Poema
Hilda Hilst
Tradição
Pathosformel
Mito
Musa
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

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