Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26702

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.contributor.authorSouza, Camilla de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-15T12:56:47Z-
dc.date.available2025-08-17T03:00:12Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Camilla de Oliveira. Análise da acessibilidade a empregos promovida por serviços de ride-hailing em comparação com o transporte público: uma proposta de método. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26702-
dc.description.abstractThe concept of accessibility as an element of the interaction between land use and transportation is widely applied in studies of urban mobility. The idea that the accessibility of a place can be measured by the variety and quantity of opportunities available at the destination has led to the creation and adaptation of various indicators. The mode of transport known as ride hailing (RH) has grown in recent years, making it necessary to evaluate its impact on modern society, mainly its interaction with other modes. Therefore, this article presents a method to calculate the accessibility of formal jobs generated by public transportation (PT) and RH, to compare the results. For this purpose, we made adaptations to two indicators commonly used in the literature: the Gini index and the location quotient (LQ). The integrated structure is demonstrated in the context of a case study conducted in four districts of the city of Rio de Janeiro. Using the proposed method, it was found that in regions with greater balance between jobs and resident population and high offer and variety of PT, equal accessibility between HR and PT was achieved with 2.4 passengers, whereas the regions with a greater imbalance between employment and resident population and low supply and variety of public transport, this equal accessibility was achieved with less than 2.4 passengers (traveling together). The results indicate that the RH service has a potential to complement PT in places with a balance between population and employment but it has a substitute potential in places with an imbalance of these variables. of Tourism, Horus Labtrans, the Civil Aviation Secretariat, the World Tourism Organization, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade no transportept_BR
dc.subjectTransporte público urbanopt_BR
dc.subjectTransporte por aplicativopt_BR
dc.subjectPlanejamento de transportespt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectEquidade socialpt_BR
dc.subjectAcessibilidade aos empregospt_BR
dc.subjectIndicadores de acessibilidadept_BR
dc.subjectTransportation accessibilitypt_BR
dc.subjectUrban public transportationpt_BR
dc.subjectRide hailing servicespt_BR
dc.subjectransportation planningpt_BR
dc.subjectSustainable urban mobilitypt_BR
dc.titleAnálise da acessibilidade a empregos promovida por serviços de ride-hailing em comparação com o transporte público : uma proposta de métodopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6820994483792225pt_BR
dc.contributor.referee1Portugal, Licinio da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0654272159213814pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Vicente Aprigliano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7339448898771882pt_BR
dc.description.resumoO conceito de acessibilidade como a interação entre o uso do solo e o transporte é amplamente aplicado nos estudos de acessibilidade espacial atualmente. Esta abordagem de que um lugar é acessível quando ele pode ser alcançado, medindo a variedade e a quantidade de oportunidades no destino, faz com que diversos indicadores sejam criados e adaptados de modo a se encaixarem na realidade do estudo. O modo de transporte conhecido como ride hailing (RH) vem crescendo nos últimos anos e, com isso, faz-se necessário avaliar seu impacto na sociedade moderna, principalmente sua interação com os demais modos de transporte vigentes. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma metodologia para cálculo de acessibilidade aos empregos formais gerada pelo transporte público (TP) e pelo RH, afim de comparar seus resultados. Para isso, foram feitas adaptações em dois indicadores já usuais na literatura: o Índice de Gini e o Coeficiente de Localização (LQ). A estrutura integrada é demonstrada no contexto de um estudo de caso realizado em quatro bairros do município do Rio de Janeiro. Utilizando o método proposto, verificou-se que em regiões com maior equilíbrio entre empregos e população residente e alta oferta e variedade de TP, a igualdade de acessibilidade entre o RH e o TP foi obtida com 2,4 passageiros, ao passo que as regiões com maior desequilíbrio entre emprego e população residente e baixa oferta e variedade de transporte público, essa igualdade de acessibilidade foi atingida com uma quantidade de passageiros (viajando juntos) menor que 2,4. Os resultados indicam que o serviço de RH possui potencial complementar ao TP em locais com equilíbrio entre população e emprego, mas possui potencial substitutivo em locais com desequilíbrio dessas variáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
953783.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.