Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26703

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Lendo em inglês: benefícios da leitura na pré-escola bilíngue
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Kathlen Aparecida Oliveira de
Tutor: Menezes, Danielle de Almeida
Resumen: Este estudo tem por objetivo discutir o papel da leitura na educação bilíngue pré-escolar. A metodologia empregada consiste em uma revisão da bibliografia existente na área, incluindo livros, dissertações, artigos científicos e revisões teóricas relevantes sobre o tema. Os resultados demonstram que a leitura desempenha um papel fundamental na promoção da aquisição de vocabulário e estruturas linguísticas em diferentes idiomas desde tenra idade. Além disso, a prática da leitura nos contextos bilíngues não só fortalece a competência linguística dos estudantes, mas também estimula habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação. Essa interação enriquece o repertório linguístico das crianças e as prepara para uma compreensão mais profunda de diversas culturas e perspectivas. Conclui-se, portanto, que integrar a leitura de forma significativa desde os primeiros anos de vida contribui positivamente para o desenvolvimento integral das crianças em um contexto de ensino bilíngue. Essa prática facilita a aprendizagem de idiomas e promove a construção de identidades culturais sólidas e habilidades de comunicação intercultural. Assim, ao estimular o hábito da leitura na fase pré-escolar, os educadores podem contribuir significativamente para a formação de indivíduos culturalmente competentes e preparados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado.
Materia: Educação bilíngue
Língua estrangeira
Leitura
Desenvolvimento infantil
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-jun-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KAOSousa.pdf384.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.