Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/26703
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Lendo em inglês: benefícios da leitura na pré-escola bilíngue |
| Autor(es)/Inventor(es): | Sousa, Kathlen Aparecida Oliveira de |
| Orientador: | Menezes, Danielle de Almeida |
| Resumo: | Este estudo tem por objetivo discutir o papel da leitura na educação bilíngue pré-escolar. A metodologia empregada consiste em uma revisão da bibliografia existente na área, incluindo livros, dissertações, artigos científicos e revisões teóricas relevantes sobre o tema. Os resultados demonstram que a leitura desempenha um papel fundamental na promoção da aquisição de vocabulário e estruturas linguísticas em diferentes idiomas desde tenra idade. Além disso, a prática da leitura nos contextos bilíngues não só fortalece a competência linguística dos estudantes, mas também estimula habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação. Essa interação enriquece o repertório linguístico das crianças e as prepara para uma compreensão mais profunda de diversas culturas e perspectivas. Conclui-se, portanto, que integrar a leitura de forma significativa desde os primeiros anos de vida contribui positivamente para o desenvolvimento integral das crianças em um contexto de ensino bilíngue. Essa prática facilita a aprendizagem de idiomas e promove a construção de identidades culturais sólidas e habilidades de comunicação intercultural. Assim, ao estimular o hábito da leitura na fase pré-escolar, os educadores podem contribuir significativamente para a formação de indivíduos culturalmente competentes e preparados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado. |
| Palavras-chave: | Educação bilíngue Língua estrangeira Leitura Desenvolvimento infantil |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 28-Jun-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KAOSousa.pdf | 384.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.