Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26703
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Menezes, Danielle de Almeida | - |
| dc.contributor.author | Sousa, Kathlen Aparecida Oliveira de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-15T13:19:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-17T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-28 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26703 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
| dc.subject | Língua estrangeira | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| dc.title | Lendo em inglês: benefícios da leitura na pré-escola bilíngue | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8496958658126216 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5137841521320400 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Renata Lopes de Almeida | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5086034914325268 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo discutir o papel da leitura na educação bilíngue pré-escolar. A metodologia empregada consiste em uma revisão da bibliografia existente na área, incluindo livros, dissertações, artigos científicos e revisões teóricas relevantes sobre o tema. Os resultados demonstram que a leitura desempenha um papel fundamental na promoção da aquisição de vocabulário e estruturas linguísticas em diferentes idiomas desde tenra idade. Além disso, a prática da leitura nos contextos bilíngues não só fortalece a competência linguística dos estudantes, mas também estimula habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação. Essa interação enriquece o repertório linguístico das crianças e as prepara para uma compreensão mais profunda de diversas culturas e perspectivas. Conclui-se, portanto, que integrar a leitura de forma significativa desde os primeiros anos de vida contribui positivamente para o desenvolvimento integral das crianças em um contexto de ensino bilíngue. Essa prática facilita a aprendizagem de idiomas e promove a construção de identidades culturais sólidas e habilidades de comunicação intercultural. Assim, ao estimular o hábito da leitura na fase pré-escolar, os educadores podem contribuir significativamente para a formação de indivíduos culturalmente competentes e preparados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| KAOSousa.pdf | 384.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.