Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26703

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMenezes, Danielle de Almeida-
dc.contributor.authorSousa, Kathlen Aparecida Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-08-15T13:19:13Z-
dc.date.available2025-08-17T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26703-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleLendo em inglês: benefícios da leitura na pré-escola bilínguept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8496958658126216pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5137841521320400pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Renata Lopes de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086034914325268pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo discutir o papel da leitura na educação bilíngue pré-escolar. A metodologia empregada consiste em uma revisão da bibliografia existente na área, incluindo livros, dissertações, artigos científicos e revisões teóricas relevantes sobre o tema. Os resultados demonstram que a leitura desempenha um papel fundamental na promoção da aquisição de vocabulário e estruturas linguísticas em diferentes idiomas desde tenra idade. Além disso, a prática da leitura nos contextos bilíngues não só fortalece a competência linguística dos estudantes, mas também estimula habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação. Essa interação enriquece o repertório linguístico das crianças e as prepara para uma compreensão mais profunda de diversas culturas e perspectivas. Conclui-se, portanto, que integrar a leitura de forma significativa desde os primeiros anos de vida contribui positivamente para o desenvolvimento integral das crianças em um contexto de ensino bilíngue. Essa prática facilita a aprendizagem de idiomas e promove a construção de identidades culturais sólidas e habilidades de comunicação intercultural. Assim, ao estimular o hábito da leitura na fase pré-escolar, os educadores podem contribuir significativamente para a formação de indivíduos culturalmente competentes e preparados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAOSousa.pdf384.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.