Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26733
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Construção do letramento crítico no curso de inglês para leitura do CLAC-UFRJ: reflexões sobre desigualdades sociais no ensino de inglês |
| Autor(es)/Inventor(es): | Alencar, Isabela de Sousa |
| Tutor: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar a construção do letramento crítico no contexto do curso de Inglês para Leitura I, ofertado pelo Curso de Línguas Abertas à Comunidade (CLAC) da UFRJ. A pesquisa foi realizada a partir do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC), com foco no tópico "Homelessness within and without a house", que aborda os temas: imigração, população em situação de rua e refugiados. A investigação buscou compreender como os alunos se apropriaram das temáticas propostas, refletindo criticamente sobre as desigualdades sociais e as dinâmicas de exclusão presentes em contextos locais e globais levando em consideração os aspectos políticos e sociais que colaboram para essa realidade. A análise aqui apresentada foi realizada a partir das produções textuais de alunas da turma de 2024.1 em resposta ao material didático proposto para o projeto semestral. O trabalho destaca a relevância do letramento crítico como ferramenta para promover reflexões significativas no ensino de línguas, incentivando o exercício da cidadania e a transformação social. Nesse sentido, os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo são o letramento crítico e o letramento sociointeracional crítico (LSC), os quais visam promover o engajamento ativo dos aprendizes com os textos e com os contextos socioculturais nos quais estão inseridos. Tais concepções teóricas compreendem a linguagem como prática social e entendem a sala de aula como um espaço de problematização, diálogo e construção coletiva de sentidos, orientados por uma perspectiva de justiça social. |
| Materia: | Letramento crítico Desigualdades sociais População de rua Ensino de inglês |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ISAlencar.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.