Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/26733
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Construção do letramento crítico no curso de inglês para leitura do CLAC-UFRJ: reflexões sobre desigualdades sociais no ensino de inglês |
| Autor(es)/Inventor(es): | Alencar, Isabela de Sousa |
| Orientador: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a construção do letramento crítico no contexto do curso de Inglês para Leitura I, ofertado pelo Curso de Línguas Abertas à Comunidade (CLAC) da UFRJ. A pesquisa foi realizada a partir do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC), com foco no tópico "Homelessness within and without a house", que aborda os temas: imigração, população em situação de rua e refugiados. A investigação buscou compreender como os alunos se apropriaram das temáticas propostas, refletindo criticamente sobre as desigualdades sociais e as dinâmicas de exclusão presentes em contextos locais e globais levando em consideração os aspectos políticos e sociais que colaboram para essa realidade. A análise aqui apresentada foi realizada a partir das produções textuais de alunas da turma de 2024.1 em resposta ao material didático proposto para o projeto semestral. O trabalho destaca a relevância do letramento crítico como ferramenta para promover reflexões significativas no ensino de línguas, incentivando o exercício da cidadania e a transformação social. Nesse sentido, os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo são o letramento crítico e o letramento sociointeracional crítico (LSC), os quais visam promover o engajamento ativo dos aprendizes com os textos e com os contextos socioculturais nos quais estão inseridos. Tais concepções teóricas compreendem a linguagem como prática social e entendem a sala de aula como um espaço de problematização, diálogo e construção coletiva de sentidos, orientados por uma perspectiva de justiça social. |
| Palavras-chave: | Letramento crítico Desigualdades sociais População de rua Ensino de inglês |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ISAlencar.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.