Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26733
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Tilio, Rogério Casanovas | - |
| dc.contributor.author | Alencar, Isabela de Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-15T19:35:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-17T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26733 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
| dc.subject | Desigualdades sociais | pt_BR |
| dc.subject | População de rua | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de inglês | pt_BR |
| dc.title | Construção do letramento crítico no curso de inglês para leitura do CLAC-UFRJ: reflexões sobre desigualdades sociais no ensino de inglês | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6534743505152976 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar a construção do letramento crítico no contexto do curso de Inglês para Leitura I, ofertado pelo Curso de Línguas Abertas à Comunidade (CLAC) da UFRJ. A pesquisa foi realizada a partir do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC), com foco no tópico "Homelessness within and without a house", que aborda os temas: imigração, população em situação de rua e refugiados. A investigação buscou compreender como os alunos se apropriaram das temáticas propostas, refletindo criticamente sobre as desigualdades sociais e as dinâmicas de exclusão presentes em contextos locais e globais levando em consideração os aspectos políticos e sociais que colaboram para essa realidade. A análise aqui apresentada foi realizada a partir das produções textuais de alunas da turma de 2024.1 em resposta ao material didático proposto para o projeto semestral. O trabalho destaca a relevância do letramento crítico como ferramenta para promover reflexões significativas no ensino de línguas, incentivando o exercício da cidadania e a transformação social. Nesse sentido, os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo são o letramento crítico e o letramento sociointeracional crítico (LSC), os quais visam promover o engajamento ativo dos aprendizes com os textos e com os contextos socioculturais nos quais estão inseridos. Tais concepções teóricas compreendem a linguagem como prática social e entendem a sala de aula como um espaço de problematização, diálogo e construção coletiva de sentidos, orientados por uma perspectiva de justiça social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ISAlencar.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.