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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorAlencar, Isabela de Sousa-
dc.date.accessioned2025-08-15T19:35:41Z-
dc.date.available2025-08-17T03:00:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26733-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
dc.subjectPopulação de ruapt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.titleConstrução do letramento crítico no curso de inglês para leitura do CLAC-UFRJ: reflexões sobre desigualdades sociais no ensino de inglêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6534743505152976pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a construção do letramento crítico no contexto do curso de Inglês para Leitura I, ofertado pelo Curso de Línguas Abertas à Comunidade (CLAC) da UFRJ. A pesquisa foi realizada a partir do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC), com foco no tópico "Homelessness within and without a house", que aborda os temas: imigração, população em situação de rua e refugiados. A investigação buscou compreender como os alunos se apropriaram das temáticas propostas, refletindo criticamente sobre as desigualdades sociais e as dinâmicas de exclusão presentes em contextos locais e globais levando em consideração os aspectos políticos e sociais que colaboram para essa realidade. A análise aqui apresentada foi realizada a partir das produções textuais de alunas da turma de 2024.1 em resposta ao material didático proposto para o projeto semestral. O trabalho destaca a relevância do letramento crítico como ferramenta para promover reflexões significativas no ensino de línguas, incentivando o exercício da cidadania e a transformação social. Nesse sentido, os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo são o letramento crítico e o letramento sociointeracional crítico (LSC), os quais visam promover o engajamento ativo dos aprendizes com os textos e com os contextos socioculturais nos quais estão inseridos. Tais concepções teóricas compreendem a linguagem como prática social e entendem a sala de aula como um espaço de problematização, diálogo e construção coletiva de sentidos, orientados por uma perspectiva de justiça social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

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