Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26758
| Type: | Dissertação |
| Title: | Mapeamento de dificuldades relatadas por docentes da zona urbana de São Félix do Xingu no atendimento intercultural a alunos Mebêngôkre |
| Author(s)/Inventor(s): | Paiva, Walterlins da Silva |
| Advisor: | Christino, Beatriz Protti |
| Abstract: | A presente dissertação teve como finalidade fazer um levantamento das dificuldades relatadas pelos professores que atuam em escolas públicas de Ensino Fundamental da zona urbana da cidade de São Félix do Xingu (PA) no acolhimento dos alunos Mebêngôkre (Jê). Para tal, as estratégias de investigação adotadas combinaram procedimentos de natureza quantitativa e qualitativa. Tendo em vista poder dimensionar, de modo objetivo, a presença de estudantes Mebêngôkre em escolas da rede municipal localizadas na zona urbana de São Félix do Xingu, entre os anos de 2019 e 2023, foi realizado um levantamento (quantitativo) do contingente dos alunos dessa etnia matriculados nas nove escolas da área urbana. Tais dados foram reunidos in loco, com base nos relatórios anuais de cada unidade escolar, e apresentados na forma de tabelas. De cunho qualitativo, o principal instrumento de geração de dados da pesquisa foi um questionário com onze perguntas, aplicado, por meio de entrevista, a quinze docentes de diferentes disciplinas vinculados às três escolas com maior número de alunos Mebêngôkre matriculados no período em foco. As questões tiveram o intuito de reunir informações acerca da trajetória profissional de cada docente e de sua experiência no atendimento a alunos Mebêngôkre, além de focalizar as dificuldades relatadas por esses profissionais no exercício da docência intercultural. Também integraram o questionário perguntas referentes a como os docentes avaliavam a oferta de materiais de apoio sobre a língua e a cultura do povo Mebêngôkre de que dispunham (ou não) e se contavam/ tinham contado com alguma espécie de política pública voltada para dar suporte à sua atuação no atendimento intercultural a alunos Mebêngôkre. O processo de análise das respostas fornecidas pelos docentes colaboradores da pesquisa revelou que estes, de forma unânime, apontaram desafios para a construção de uma efetiva interação com os estudantes Mebêngôkre. Em vinculação direta com essa situação, todos apontaram como um grave problema a inexistência de políticas públicas voltadas para lhes fornecer formação e apoio para o desenvolvimento de processos interculturais de ensino e se declararam, igualmente, desprovidos de materiais de apoio sobre a língua e cultura Mebêngôkre. Além disso, os docentes entrevistados destacaram que consideravam a oferta adequada de bibliografia pertinente como muito relevante para a construção de um processo significativo de ensino- aprendizagem em conjunto com os estudantes Mebêngôkre. Na intenção de vir a cobrir, ainda que de forma bastante inicial e muito limitada, a lacuna sublinhada pelos professores entrevistados, a presente dissertação incluiu uma seção reunindo informações sobre o povo Mebêngôkre e sua cultura, bem como exemplos de enunciados e palavras da língua Mebêngôkre, relacionados a situações do cotidiano escolar, destinada a ser compartilhada com os docentes da rede municipal de São Félix do Xingu (PA). |
| Abstract: | The purpose of this dissertation was to survey the difficulties reported by teachers working in public elementary schools in the urban area of the city of São Félix do Xingu (Pará, Brazil) in learning processes involving Mebêngôkre (Jê) students. To this end, the research strategies adopted combined quantitative and qualitative procedures. To objectively assess the presence of Mebêngôkre students in municipal schools located in the urban area of São Félix do Xingu between 2019 and 2023, a quantitative survey was conducted of the number of Mebêngôkre students enrolled in the nine schools in the urban area. These data were collected on-site, based on the annual reports of each school unit, and presented in tabular form. The primary data collection instrument for the qualitative research was an eleven-question questionnaire administered through interviews to fifteen teachers of various disciplines, which were affiliated with the three schools with the largest enrollment of Mebêngôkre students. The questions were intended to gather information about the professional trajectory of each teacher and their experience with Mebêngôkre students, in addition to focusing on the difficulties in intercultural teaching reported by these professionals. The questionnaire also included questions regarding how teachers evaluated the availability of reliable information on the language and culture of the Mebêngôkre and whether they recognized any type of public policy aimed at supporting their work with Mebêngôkre students. The process of analyzing the provided responses revealed that the interviewed teachers, unanimously, pointed out challenges in building effective interaction with Mebêngôkre students. In direct connection with this situation, they also identify as a serious problem the lack of public policies aimed at providing them with training and support for intercultural teaching processes. They also declared themselves to be lacking reliable information on the Mebêngôkre language and culture. Furthermore, the interviewed teachers highlighted that they considered the adequate provision of pertinent bibliography to be very relevant for the construction of a meaningful teaching-learning process with the Mebêngôkre students. This dissertation included a section gathering information about the Mebêngôkre people and their culture in order to cover the gap highlighted in the interviews, albeit in a very initial and limited way. This section contains also examples of statements and words from the Mebêngôkre language, related to everyday school situations, and is intended to be shared with teachers from public schools of São Félix do Xingu (Pará, Brazil). |
| Keywords: | Povo Mebêngôkre Educação indigena Diálogo intercultural São Félix do Xingu (PA) |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS |
| Program: | Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas |
| Production unit: | Museu Nacional |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | PAIVA, Walterlins da Silva. Mapeamento de dificuldades relatadas por docentes da zona urbana de São Félix do Xingu no atendimento intercultural a alunos Mebêngôkre. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Linguística e Línguas Indígenas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| WdaSPaiva.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.