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http://hdl.handle.net/11422/2678
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.author | David, Ana Letícia Olímpio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-15T20:06:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2678 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio histórico | pt_BR |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil | pt_BR |
dc.title | História, memória e documento: a canção de protesto na ditadura civil-militar brasileira como documento de memória social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7583404045542322 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Antonio José Barbosa de | - |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Regina Maria Macedo Costa | - |
dc.description.resumo | Aborda o discurso cancional de protesto produzido na ditadura civil-militar de 1964, no Brasil, enquanto documento de memória social. Os discursos de protesto presentes nas canções podem ser vistos como um reflexo da realidade social brasileira, e se fundamentavam em discursos de descontentamento e reivindicação contra a realidade político-social nacional vigente no período ditatorial brasileiro. Desse modo, compreendemos as canções como enunciados pertencentes a um gênero discursivo específico, onde adotamos a concepção Bakhtiniana de gêneros, onde os mesmo são vistos como construções sócio-históricas. Associamos o conceito de gênero discursivo com a ideia de memória coletiva e social de Halbwachs (2006) e Gondar (2005); documento segundo Dodebei (2001) e Ortega e Lara (2010); e com o conceito de canção, de acordo com Dourado (2008). Os procedimentos metodológicos que configuram esta pesquisa são de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, a partir da técnica de análise de conteúdo, tendo como aporte uma revisão bibliográfica e documental. Conclui que, contextualizada, a canção de protesto, vista como gênero discursivo, possui uma memória de gênero construída de forma histórico-social, sendo assim, passível de ser utilizada como documento de memória social, concepção compreendida igualmente como um processo em constante construção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
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Versão-Final-AnaOlimpio.pdf | 885.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
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