Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26795

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Agrotóxicos e abordagem CTSA: uma proposição pedagógica para o ensino de química no nível médio integrada à perspectiva da educação ambiental
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Karina Falz Leandro
Orientador: Tamiasso-Martinhon, Priscila
Coorientador: Rocha, Angela Sanches
Resumo: Um dos diversos problemas que enfrentamos quando se trata do meio ambiente é a utilização de agrotóxicos na agricultura como forma de controle ou erradicação de pragas e, consequente aumento na produção de alimentos. Os efeitos negativos desses produtos químicos, é cada vez mais evidentes sobre o meio ambiente e sobre a nossa saúde. Segundo um estudo feito pela Embrapa, o agro brasileiro é responsável por alimentar 800 milhões de pessoas no mundo e esse número poderá aumentar nos próximos anos. Uma coisa é certa, o mundo precisa comer, porém até que ponto podemos utilizar os agrotóxicos de modo a não prejudicar à natureza, da qual dependemos, e manter a segurança alimentar do planeta? A educação ambiental é fundamental para o desenvolvimento e formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente. Através dela, a sociedade pode reconhecer o problema referente aos usos indiscriminados dos agrotóxicos, pode adotar práticas agrícolas menos agressivas, e tomar ações responsáveis e mais sustentáveis, menos prejudiciais a natureza. Para integrar esses temas, utilização de agrotóxicos e educação ambiental, recorremos à abordagem CTSA. Essa abordagem é capaz de integrar diversos tipos de temas proporcionando reflexão crítica sobre o papel da ciência e tecnologia sobre a sociedade e o meio ambiente. Desse modo, nosso trabalho tem como objetivo fornecer ao professor da educação básica uma proposta de sequência didática para ser aplicada a alunos do ensino médio, que aborda o tema dos agrotóxicos com foco na educação ambiental e reforça o conteúdo de funções orgânicas.
Palavras-chave: Agrotóxicos
Educação Ambiental
Abordagem CTSA
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jan-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KFLVieira.pdf4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.