Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/26795
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Agrotóxicos e abordagem CTSA: uma proposição pedagógica para o ensino de química no nível médio integrada à perspectiva da educação ambiental |
| Autor(es)/Inventor(es): | Vieira, Karina Falz Leandro |
| Orientador: | Tamiasso-Martinhon, Priscila |
| Coorientador: | Rocha, Angela Sanches |
| Resumo: | Um dos diversos problemas que enfrentamos quando se trata do meio ambiente é a utilização de agrotóxicos na agricultura como forma de controle ou erradicação de pragas e, consequente aumento na produção de alimentos. Os efeitos negativos desses produtos químicos, é cada vez mais evidentes sobre o meio ambiente e sobre a nossa saúde. Segundo um estudo feito pela Embrapa, o agro brasileiro é responsável por alimentar 800 milhões de pessoas no mundo e esse número poderá aumentar nos próximos anos. Uma coisa é certa, o mundo precisa comer, porém até que ponto podemos utilizar os agrotóxicos de modo a não prejudicar à natureza, da qual dependemos, e manter a segurança alimentar do planeta? A educação ambiental é fundamental para o desenvolvimento e formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente. Através dela, a sociedade pode reconhecer o problema referente aos usos indiscriminados dos agrotóxicos, pode adotar práticas agrícolas menos agressivas, e tomar ações responsáveis e mais sustentáveis, menos prejudiciais a natureza. Para integrar esses temas, utilização de agrotóxicos e educação ambiental, recorremos à abordagem CTSA. Essa abordagem é capaz de integrar diversos tipos de temas proporcionando reflexão crítica sobre o papel da ciência e tecnologia sobre a sociedade e o meio ambiente. Desse modo, nosso trabalho tem como objetivo fornecer ao professor da educação básica uma proposta de sequência didática para ser aplicada a alunos do ensino médio, que aborda o tema dos agrotóxicos com foco na educação ambiental e reforça o conteúdo de funções orgânicas. |
| Palavras-chave: | Agrotóxicos Educação Ambiental Abordagem CTSA |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Unidade produtora: | Instituto de Química |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 9-Jan-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KFLVieira.pdf | 4.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.