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dc.contributor.advisorCosta, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.authorGimenes, Giovana dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-26T13:14:29Z-
dc.date.available2025-08-28T03:00:11Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationGIMENES, Giovana dos Santos. Masculinismo e autoajuda: uma análise do fenômeno dos coaches redpills no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26858-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoajudapt_BR
dc.subjectMisoginiapt_BR
dc.subjectConservantismopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleMasculinismo e autoajuda: uma análise do fenômeno dos coaches redpills no Brasil.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lanzarini, Juliana Maria-
dc.contributor.referee1Prevedello, Carine Felkl-
dc.contributor.referee2Costa, Cristiane Henriques-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma análise do fenômeno dos coaches redpills no Brasil. Foram analisados o surgimento dos movimentos masculinistas, a relação dos coaches redpills com a cultura da autoajuda, a importância da internet para a disseminação dos pensamentos masculinistas e as narrativas exploradas pelos coaches redpills no Brasil. O avanço do neoconservadorismo no país foi apontado como um fator que propicia o crescimento dos masculinistas no Brasil. Dentre as análises das narrativas realizadas a partir dos conteúdos publicados pelo coach Thiago Schutz no Instagram, foram encontrados discursos deterministas e biologizantes de gênero, narrativas que objetificam os corpos das mulheres, as enquadram como interesseiras e tentam as colocar em um papel de subalternidade em relação aos homens. Essas narrativas preconceituosas e discriminatórias contra as mulheres, aliadas às estratégias da autoajuda, alcançam milhares de pessoas mediante as redes sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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