Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26864

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Entre o controle e a resistência : o corpo infantil frente às relações de poder na Educação
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Maria Eduarda dos Santos de Oliveira
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como o modelo moderno de ensino impõe relações de poder sobre o corpo das crianças e como a experiência da corporeidade pode se constituir como uma possibilidade de emancipação. A pesquisa, de caráter bibliográfico, foi fundamentada em autores como Foucault, Le Breton, Jorge Larrosa, Merleau-Ponty, Tiriba, Arenhart, entre outros, que dialogam com conceitos como disciplina, corporeidade, emancipação e resistência. O estudo possibilitou uma percepção crítica sobre as práticas pedagógicas no contexto escolar, evidenciando uma estrutura que prioriza a mente em detrimento do corpo e que opera sob uma lógica de disciplina, com o objetivo de produzir o aluno ideal: eficiente, submisso e passivo. Essa lógica reflete as relações de poder que atravessam o cotidiano escolar, nas quais o corpo é alvo de constantes estratégias de controle. Dentro desse contexto, o corpo é negligenciado e silenciado pela escola. Os horários rígidos, a vigilância constante e até mesmo a arquitetura mostram como o movimento, o gesto e a expressão corporal não encontram lugar nas práticas diárias. Quando a escola nega a possibilidade desse corpo se expressar, ela nega a criança como um sujeito ativo, que é corpo e corporeidade. Por isso, a pesquisa destacou a relevância do conceito de corporeidade na educação, pelo qual se reconhece o corpo como modo de ser e estar no mundo. Também abordou o corpo como linguagem e meio de expressão, destacando práticas pedagógicas que valorizem a corporeidade, como o brincar. Por fim, foi possível refletir sobre a criança como sujeito de resistência, que mesmo diante das tentativas de disciplinamento, se impõe e encontra formas de existir como corpo. Nesse sentido, o trabalho defende uma educação emancipadora, afetiva e democrática, que reconheça a criança de corpo inteiro e atue na construção de uma escola comprometida com a liberdade e o desenvolvimento pleno.
Palavras-chave: Corpo humano
Disciplina
Controle
Relações de poder
Resistência
Liberdade
Educação
Emancipação social
Prática pedagógica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NASCIMENTO, Maria Eduarda dos Santos de Oliveira. Entre o controle e a resistência: o corpo infantil frente às relações de poder na Educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
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