Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26866
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Delgado, Adriana Patricio | - |
| dc.contributor.author | Souza, Giovanna Franco Ribeiro de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-26T16:47:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-28T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Giovanna Franco Ribeiro de. Emergindo dados submersos sobre o PIBID e PRP: o que dizem as/os estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ que não tiveram acesso a estes programas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26866 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | PIBID | pt_BR |
| dc.subject | Programa de Residência Pedagógica (CAPES) | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
| dc.subject | Curso | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | pt_BR |
| dc.subject | Programa de Residência Pedagógica (CAPES) | pt_BR |
| dc.title | Emergindo dados submersos sobre o PIBID e PRP : o que dizem as/os estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ que não tiveram acesso a estes programas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3452395410993289 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0482642911955392 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Flores, Renata Lucia Baptista | - |
| dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2976338341820109 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Fernanda Lahtermaher | - |
| dc.contributor.referee2 | Gawryszewski, Bruno | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho aborda, como objeto de estudo, as perspectivas dos egressos de 2023 e 2024.1, e concluintes de 2024.2, de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acerca de sua formação inicial. Interessado em dar luz às experiências formativas daquelas/es que não vivenciaram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) ao longo de sua graduação, buscou-se oportunizar seus relatos por meio de questionário via Google Forms, como objetivo principal. O materialismo histórico-dialético de Karl Marx é o principal referencial teórico do trabalho ao empreender a análise inserindo as falas das/dos respondentes dentro de um contexto histórico, político, social e econômico mais amplo; e, a partir delas, percebendo algumas das contradições que estes Programas expressam como Políticas Públicas voltadas para a Formação Docente Inicial. Ao final, é desvelada a questão da diversidade de vivências da ampla gama de experiências formativas providenciadas pela instituição que compõe o lugar da pesquisa - a UFRJ. Ademais, revela-se a necessidade de futuras pesquisas não apenas sobre essa disparidade, como também acerca do que pensam os/as estudantes (em um contexto nacional e em cada uma das Instituições de Ensino Superior) sobre os Programas pesquisados, da maneira que o desejo de adesão a eles chega nos discentes e docentes das Instituições de Ensino Superior, e do acompanhamento de um novo Projeto de Lei recentemente aprovado (PL 7552/2014) que propõe incorporar o PIBID dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GFRSouza.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.