Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26866

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDelgado, Adriana Patricio-
dc.contributor.authorSouza, Giovanna Franco Ribeiro de-
dc.date.accessioned2025-08-26T16:47:49Z-
dc.date.available2025-08-28T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Giovanna Franco Ribeiro de. Emergindo dados submersos sobre o PIBID e PRP: o que dizem as/os estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ que não tiveram acesso a estes programas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26866-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica (CAPES)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectCursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalpt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica (CAPES)pt_BR
dc.titleEmergindo dados submersos sobre o PIBID e PRP : o que dizem as/os estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ que não tiveram acesso a estes programaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3452395410993289pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0482642911955392pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Flores, Renata Lucia Baptista-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2976338341820109pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fernanda Lahtermaher-
dc.contributor.referee2Gawryszewski, Bruno-
dc.description.resumoEste trabalho aborda, como objeto de estudo, as perspectivas dos egressos de 2023 e 2024.1, e concluintes de 2024.2, de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acerca de sua formação inicial. Interessado em dar luz às experiências formativas daquelas/es que não vivenciaram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) ao longo de sua graduação, buscou-se oportunizar seus relatos por meio de questionário via Google Forms, como objetivo principal. O materialismo histórico-dialético de Karl Marx é o principal referencial teórico do trabalho ao empreender a análise inserindo as falas das/dos respondentes dentro de um contexto histórico, político, social e econômico mais amplo; e, a partir delas, percebendo algumas das contradições que estes Programas expressam como Políticas Públicas voltadas para a Formação Docente Inicial. Ao final, é desvelada a questão da diversidade de vivências da ampla gama de experiências formativas providenciadas pela instituição que compõe o lugar da pesquisa - a UFRJ. Ademais, revela-se a necessidade de futuras pesquisas não apenas sobre essa disparidade, como também acerca do que pensam os/as estudantes (em um contexto nacional e em cada uma das Instituições de Ensino Superior) sobre os Programas pesquisados, da maneira que o desejo de adesão a eles chega nos discentes e docentes das Instituições de Ensino Superior, e do acompanhamento de um novo Projeto de Lei recentemente aprovado (PL 7552/2014) que propõe incorporar o PIBID dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GFRSouza.pdf2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.