Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26870
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Alagados, trenchtown, favela da Maré - a esperança vem da educação pública: a experiência do C.E. Professor João Borges de Moraes na Maré/Rj |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Raniery Soares da |
| Advisor: | Magalhães, Ligia Karam Corrêa de |
| Abstract: | Este trabalho tem como objeto de pesquisa as práticas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Estadual Professor João Borges de Moraes, localizado no Conjunto de Favelas da Maré, na cidade do Rio de Janeiro — instituição na qual atuei como estagiário durante a formação na licenciatura em Letras: Português - Literaturas, nesta Universidade. A investigação parte da análise do artigo “Educação pública democrática, humanista e de qualidade nas periferias e favelas: utopia ou realidade? Um breve relato da experiência no C.E. Professor João Borges de Moraes”, de Edson Diniz e Marcelo Belford, publicado em 2023 no livro “Educação Pública no conjunto de favelas da Maré ", organizado por Eblin Farage e Andréia Santos. A partir dessa experiência concreta, busca-se refletir sobre práticas escolares que dialogam com a concepção de trabalho como princípio educativo, conforme as contribuições teóricas marxistas e de intelectuais como Paulo Freire, Dermeval Saviani, Newton Duarte, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base documental e analítica, que se debruça sobre os projetos pedagógicos, as parcerias com a comunidade e as ações voltadas ao enfrentamento das desigualdades educacionais. Parte-se do pressuposto de que o trabalho, concebido em sua dimensão ontológica, formativa e emancipadora, é elemento central na construção de uma educação integral e transformadora. Os resultados indicam a potência das práticas pedagógicas articuladas ao território, ao protagonismo juvenil e ao compromisso ético-político com a justiça social, sobretudo em contextos marcados por vulnerabilidade e exclusão histórica, como o das favelas. |
| Keywords: | Educação pública Favela Maré Emancipação Marxismo |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 16-Jul-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RSSilva.pdf | 329.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.