Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26885

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGeammal, Jeanine Torres-
dc.contributor.authorBarra, Barbara Roly-
dc.date.accessioned2025-08-27T16:54:23Z-
dc.date.available2025-08-29T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBARRA, Barbara Roly. Pisando em falso: uma sandália de plástico que revela sua natureza. 2024. 125 f. TCC (Graduação) - Curso de Desenho Industrial, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26885-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign críticopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectSapatos femininospt_BR
dc.subjectMelissa (Firma)pt_BR
dc.subjectCritical Designpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectWomen's shoespt_BR
dc.subjectMelissa (Firm)pt_BR
dc.titlePisando em falso: uma sandália de plástico que revela sua naturezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9651080634618650pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5166667272785327pt_BR
dc.contributor.referee1Christo, Deborah Chagas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648112849584104pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Patrícia March de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563213401361367pt_BR
dc.description.resumoSe uma sandália de plástico pudesse questionar sua própria existência como seria? A partir do estudo acerca do impacto da indústria de plástico sobre o meio ambiente, questiono por meio desse projeto a fabricação de um dos meus itens de moda preferidos, os sapatos Melissa. A pesquisa analisa o posicionamento do marketing da marca e sua relação com a sustentabilidade. Através da abordagem do design crítico, o produto desenvolvido questiona a fragilidade de políticas que regulem a existência dos produtos de plástico ao mesmo tempo em que expõe as contradições da Melissa quanto ao uso de Greenwashing em sua publicidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRBarra.pdf9.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.