Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26887
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Priscila Andrade M. | - |
| dc.contributor.author | Silva, Ana Lúcia da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-27T18:04:27Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-29T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Ana Lucia da. Didática e docência de duas “boas” professoras: uma análise sobre formação de professores por meio do estágio supervisionado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26887 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.subject | Qualidade | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Docência (Ensino médio) | pt_BR |
| dc.subject | Didática | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento didático-pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Flexibilidade | pt_BR |
| dc.title | Didática e docência de duas "boas" professoras : uma análise sobre formação de professores por meio do estágio supervisionado | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Constant, Elaine | - |
| dc.contributor.referee2 | Paschoalino, Jussara | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo analisar a prática de duas professoras que lecionam disciplinas pedagógicas em turmas de nível médio em um colégio público de formação de professores do Estado do Rio de Janeiro. O estudo teve início a partir da minha experiência de estágio supervisionado obrigatório, em que observei as aulas dessas professoras, fiz anotações em diário de campo e realizei entrevistas com cada uma delas. A pesquisa acerca do bom professor emergiu mediante da participação no projeto de extensão “Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas” em que o grupo pesquisava o que fazem e como fazem os bons professores de cursos de formação de professores em nível médio. A coordenadora do projeto é também a orientadora desta monografia. A partir da pesquisa desenvolvida no projeto de extensão (RODRIGUES, et. all, 2020), as duas professoras participantes deste estudo foram apontadas pelos estudantes da escola em questão, como as melhores professoras. O que fazer e quais são as práticas cotidianas dessas professoras que possuem uma boa docência, na opinião dos estudantes, são analisadas neste trabalho. Para isso, os estudos de Cunha (1989), Freire (1996) e Mesquita (2020) nos ajudam a pensar as questões que permeiam o trabalho docente e uma didática que faça diferença na vida dos estudantes. Nossos resultados indicam que essas duas boas professoras planejam bem suas aulas, são flexíveis ao se abrirem para a participação e experiências dos estudantes, e atentam às necessidades dos estudantes, indo além do planejado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ALSilva.pdf | 349.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.