Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26887

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Priscila Andrade M.-
dc.contributor.authorSilva, Ana Lúcia da-
dc.date.accessioned2025-08-27T18:04:27Z-
dc.date.available2025-08-29T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Lucia da. Didática e docência de duas “boas” professoras: uma análise sobre formação de professores por meio do estágio supervisionado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26887-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDocência (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPlanejamento didático-pedagógicopt_BR
dc.subjectFlexibilidadept_BR
dc.titleDidática e docência de duas "boas" professoras : uma análise sobre formação de professores por meio do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Constant, Elaine-
dc.contributor.referee2Paschoalino, Jussara-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar a prática de duas professoras que lecionam disciplinas pedagógicas em turmas de nível médio em um colégio público de formação de professores do Estado do Rio de Janeiro. O estudo teve início a partir da minha experiência de estágio supervisionado obrigatório, em que observei as aulas dessas professoras, fiz anotações em diário de campo e realizei entrevistas com cada uma delas. A pesquisa acerca do bom professor emergiu mediante da participação no projeto de extensão “Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas” em que o grupo pesquisava o que fazem e como fazem os bons professores de cursos de formação de professores em nível médio. A coordenadora do projeto é também a orientadora desta monografia. A partir da pesquisa desenvolvida no projeto de extensão (RODRIGUES, et. all, 2020), as duas professoras participantes deste estudo foram apontadas pelos estudantes da escola em questão, como as melhores professoras. O que fazer e quais são as práticas cotidianas dessas professoras que possuem uma boa docência, na opinião dos estudantes, são analisadas neste trabalho. Para isso, os estudos de Cunha (1989), Freire (1996) e Mesquita (2020) nos ajudam a pensar as questões que permeiam o trabalho docente e uma didática que faça diferença na vida dos estudantes. Nossos resultados indicam que essas duas boas professoras planejam bem suas aulas, são flexíveis ao se abrirem para a participação e experiências dos estudantes, e atentam às necessidades dos estudantes, indo além do planejado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALSilva.pdf349.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.