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dc.contributor.advisorFreire Filho, João-
dc.contributor.authorSilva, Marcela Huche Fontellas da-
dc.date.accessioned2017-08-16T17:19:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:59Z-
dc.date.issued2010-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Marcella Huche Fontellas da. Cresça e apareça: representações de felicidade juvenil no cinema nacional contemporâneo. 2010. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2688-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.titleCresça e apareça: representações de felicidade juvenil no cinema nacional contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Monica Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.contributor.referee2Campanella, Bruno-
dc.description.resumoElenca padrões de conduta aludidos como caminho para a construção de jovens felizes, apoiado sobre o conceito de que o cinema é um meio de comunicação massivo que sanciona e promove comportamentos juvenis a partir das representações que traça no interior de seus discursos. Desde a década de 1950, a indústria cinematográfica americana explora sistematicamente um filão versátil de filmes voltados para o consumo e a fruição juvenis. No Brasil, foi nos anos 80 que esse gênero esboçou maior força, sem, porém, se firmar tematicamente nas décadas seguintes. Recentemente, contudo, a indústria nacional voltou a concentrar seus esforços em retratar nas telas os prazeres e as angústias da época que se convencionou chamar de adolescência. Através da análise dos recentes filmes As melhores coisas do mundo, de Laís Bodanzky, Os famosos e os duendes da morte, de Esmir Filho, e Antes que o mundo acabe, de Ana Luiza Azevedo, entre outros, é possível examinar vínculos entre os conceitos de felicidade e juventude na contemporaneidade e refletir sobre as aproximações e rupturas entre as representações cinematográficas da felicidade juvenil e o projeto de felicidade regido pela governamentalidade neoliberal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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